Indústria

Segmento de caminhões traz para baixo nova projeção para pesados da Anfavea

Demandas externas e por ônibus ajudam a atenuar impacto negativo na produção

A Anfavea revisou as projeções de desempenho do setor automotivo para 2025. No segmento de pesados, o mercado de caminhões deverá ser o mais afetado de maneira negativa. Se antes a associação enxergava estabilidade nas vendas com leve alta de 0,2% sobre 2024, com 124,5 unidades, agora espera queda de 8,3%, para 114,5 mil emplacamentos.

A estimativa de retração só não é mais acentuada nos veículos pesados porque as vendas de ônibus seguirão em crescimento ao longo do ano. A Anfavea aponta um crescimento de 12,8%, com 25,3 mil unidades entregues até o fim de 2025. Anteriormente, também vislumbrava alta, mas de 7%, com 24 mil chassis negociados.

LEIA MAIS

→Anfir: segmento de pesados preocupa com queda de 17% no 1º trimestre.

→Segmento de caminhões pesados desacelera e segundo semestre preocupa

“A alta nos juros derruba a demanda de caminhões, em especial dos pesados, categoria que mais participa das vendas”, reforçou Igor Calvet, presidente da Anfavea, durante apresentação de balanço de desempenho do setor automotivo, na quinta-feira, 7. “Com exceção de necessidades contratuais para comprar caminhões, o transportador espera antes de investir.”

A exportação, no entanto, será a variável que preservará a estabilidade no ritmo do chão de fábrica. Na primeira projeção do ano, a Anfavea indicava um crescimento de apenas 2% nos embarques de pesados, com 23,2 mil caminhões e ônibus. Agora passou contar com uma expansão de 47,5%, para 33,5 mil veículos enviados para fora.

Ao estimar o aumento significativo nos embarques de pesados, o entendimento da Anfavea é de que a produção anotará uma leve queda de 0,2% ao fim de 2025, com 168,6 mil unidades, antes apostava em empate.


Foto: Divulgação Mercedes-Benz/Anfavea

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Future Mobility escancara a transformação energética

Feira reúne mais de 1 mil expositores e 5 mil marcas

% dias atrás

Por R$ 420 mil, o elétrico bZ4X chega na rede Toyota ainda este mês

Para checar demanda do mercado, modelo tem, a princípio, lote limitado a 99 unidades

% dias atrás

Cotas de CKD e SKD: Anfavea ameaça ir à Justiça.

Entidade diz que não foi ouvida sobre o assunto, apesar do ofício encaminhado ao presidente…

% dias atrás

“Reinventem-se”, diz VP de Compras da VW aos fornecedores

Local da realização do The One, premiação de parceiros, foi bastante simbólico: a Ilha Fiscal,…

% dias atrás

Honda Automóveis premia 17 fornecedores

Vencedores são avaliados em diversos critérios e categorias

% dias atrás

Daniela Teixeira assume Assuntos Governamentais na AGCO

aniela Dias Teixeira é a nova diretora de Assuntos Governamentais para a América Latina da…

% dias atrás