Ao comemorar 29 anos de hístória no mundo, dos quais 14 atuando no Brasil, a chinesa Foton celebra momento positivo nas suas operações locais, com vendas em alta e expansão expressiva da rede de atendimento no território nacional.
Com 778 emplacamentos de janeiro e julho, a empresa já superou os licenciamentos totais de 2024, que foram de 669 caminhões.
LEIA MAIS
→Com chineses, recorde de 8.225 concessionárias no País
→Fábio Pontes: a peça que faz a engrenagem da Foton girar.
Com 40 concessionárias atuando em março, a marca já conta com 50 e pretende abrir mais 30 até o final do ano, consolidando 80 pontos ainda em 2025.
A participação crescente dos chineses no Brasil, principalmente de marcas de automóveis, levou a rede de distribuição de veículos a atingir recorde de 8.225 concessionárias, conforme divulgado esta semana pela Fenabrave.
Presente no Brasil desde 2011, a Foton opera com administração direta da matriz chinesa desde 2023, oferecendo localmente os caminhões leves Aumark S 715 e S 916, o médio S 1217, o semileve 100% elétrico iBlue e o semipesado Auman D 1722, além dos veículos urbanos de carga Aumark S 315 (PBT de 3,5 toneladas) e as picapes Tunland.
Neste ano, em abril, inaugurou uma linha de montagem de caminhões em Caxias do Sul, RS, e mantém em Itajaí, SC, centro de distribuição de peças que oferece mais de sete mil itens para o mercado de reposição.
Darren Lu, diretor geral da Foton no Brasil, garante que o Brasil é estratégico para a expansão global da companhia:
“Estamos avançando com lançamentos, ampliando a rede e estudando investimentos na produção local para garantir atendimento ágil e eficiente. Este é apenas o início de uma jornada de crescimento sólido e sustentável no mercado brasileiro”.
O objetivo da Foton é atingir vendas de 150 mil unidades na América Latina e Caribe até 2030.
“Para isso, planeja desenvolver fábricas no Brasil, Argentina e México que estejam integradas logisticamente e que produzam veículos movidos a combustíveis fósseis, híbridos e elétricos projetados especificamente para os mercados locais”, afirma a empresa em comunicado divulgado nesta quinta-feira, 28.
Para abastecer a região, a Foton terá três centros de distribuição dedicados na China que enviarão, por meio de rota pelo oceano Pacífico, componentes para centros de distribuição regionais localizados no Chile e Panamá. Esses CDRs, por sua vez, enviarão componentes para 32 centros de distribuição nacionais (CDNs) localizados em países da América Latina e Caribe.
Fundada em 28 de agosto de 1996, a Foton tem presença em mais de 130 países, incluindo 20 nações nas Américas. Possui 45 fábricas instaladas em 15 países e emprega mais de 30 mil pessoas.
Foto: Divulgação


