Conjunto de câmeras combina informações da condução e do globo ocular do motorista

A Volvo Trucks atualizou o Driver Alert Support, sistema de alertas ao condutor para melhor detectar sinais de desatenção ou sonolência. A tecnologia, agora aprimorada, reúne duas câmeras, uma delas, instalada na parte superior do para-brisa, rastreia o globo ocular do motorista. A segunda, monitora o comportamento de condução e a posição do caminhão em relação à faixa e ao acostamento. Caso sinais de cansaço e distração sejam identificados, mensagens são disparadas, inclusiva sonoras.
LEIA MAIS
→Volvo amplia portfólio de chassi elétrico com o BZRLE
→Daimler e Volvo juntas em prol dos veículos comerciais definidos por software
“Após várias horas dirigindo, pode ser difícil manter-se alerta e concentrado ao volante. Nosso objetivo é apoiar os motoristas e ajudar a protegê-los, assim como as pessoas com quem compartilham a estrada”, resume Anna Wrige Berling, diretora de Segurança de Tráfego e Produtos da Volvo Trucks.
O aprimoramento do sistema, segundo a fabricante, já atende à uma nova etapa da legislação de segurança da União Europeia, prevista para entrar em vigor em julho de 2026, na qual se exigirá a tecnologia em 100% dos caminhões produzidos na região.
A nova câmera de rastreamento ocular da Volvo fica ativa em velocidades acima de 18 km/h e será de série, a partir de novembro de 2025, nos caminhões das linhas FH, FM, FL e FE.
Foto: Divulgação Volvo Trucks
Presidente da Anfavea destaca movimento inverso e chama a atenção para estoque de 172 dias…
Principal mercado dos produtos brasileiros, Argentina reduziu compras
Participação chegou a 16,8% em janeiro, com 35% das vendas concentradas em híbridos brasileiros
Programa promete aquecer o ritmo ao registrar R$ 1,3 bilhão em crédito aprovado em apenas…
Apesar da inclusão de unidades CKD/SKD, o total de 159,6 mil veículos fabricados é 12%…
Segmento aguarda nova licitação para o Caminho da Escola