Conjunto de câmeras combina informações da condução e do globo ocular do motorista

A Volvo Trucks atualizou o Driver Alert Support, sistema de alertas ao condutor para melhor detectar sinais de desatenção ou sonolência. A tecnologia, agora aprimorada, reúne duas câmeras, uma delas, instalada na parte superior do para-brisa, rastreia o globo ocular do motorista. A segunda, monitora o comportamento de condução e a posição do caminhão em relação à faixa e ao acostamento. Caso sinais de cansaço e distração sejam identificados, mensagens são disparadas, inclusiva sonoras.
LEIA MAIS
→Volvo amplia portfólio de chassi elétrico com o BZRLE
→Daimler e Volvo juntas em prol dos veículos comerciais definidos por software
“Após várias horas dirigindo, pode ser difícil manter-se alerta e concentrado ao volante. Nosso objetivo é apoiar os motoristas e ajudar a protegê-los, assim como as pessoas com quem compartilham a estrada”, resume Anna Wrige Berling, diretora de Segurança de Tráfego e Produtos da Volvo Trucks.
O aprimoramento do sistema, segundo a fabricante, já atende à uma nova etapa da legislação de segurança da União Europeia, prevista para entrar em vigor em julho de 2026, na qual se exigirá a tecnologia em 100% dos caminhões produzidos na região.
A nova câmera de rastreamento ocular da Volvo fica ativa em velocidades acima de 18 km/h e será de série, a partir de novembro de 2025, nos caminhões das linhas FH, FM, FL e FE.
Foto: Divulgação Volvo Trucks
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…