Novo teste com o modelo elétrico partiu da fábrica de São Bernardo do Campo e encerrou viagem em Curitiba

[drocap]A[/dropcap] Mercedes-Benz dá prosseguimento a testes com o elétrico eActros 400 ao realizar viagem entre a fábrica de São Bernardo do Campo (SP) e São José dos Pinhais (PR), na Região Metropolitana de Curitiba. O modelo, em trajeto pela Rodovia Régis Bittencourt, somou 476 km sem necessidade de recargas intermediárias, concluindo o percurso com 9% de energia ainda restantes.
O modelo, indicado para operações interurbanas, cumpriu a rota com velocidade média de 60 km/h e carregado com 6.200 kg de carga líquida, totalizando peso bruto total (PBT) de 19.200 kg. Na ponta do lápis, o eActros anotou eficiência energética de 0,85 kWh/km.
LEIA MAIS
→Com testes em 2025, Mercedes-Benz inicia era de caminhões elétricos no Brasil
Em teste anterior, o eActros chegou ao Rio de Janeiro também sem precisar de recarga em trajeto de 442 km pela Rodovia Presidente Dutra e velocidade média de 63 km/h, na ocasião, chegou ao destino com 30% de energia restante na bateria e anotou 0,70 kWh/km.
Além dos testes próprios, também clientes da Mercedes-Benz atualmente avaliam em suas operações reais o eActros 300 e 400, bem como o caminhão leve elétrico Fuso eCanter, marca da Daimler Truck. Dentre as empresas de transporte e logística envolvidas nas avaliações estão Braspress, Suzano, AGL, Marimex e Ypê.
Para testes com clientes no Brasil estão a Mercedes-Benz oferece três modelos, entre versões plataforma 6×2 com 336 kWh e 448 kWh de bateria e o cavalo-mecânico 4×2 também com 336 kWh, sendo os rígidos com 19 ou 27 toneladas de PBT e 40 toneladas de CMT na versão trator.
Foto: Divulgação Mercedes-Benz
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…