Empresa

Trabalhadores da Toyota aprovam layoff em Sorocaba

Sem produzir por causa do vendaval que destruiu a fábrica de motores, unidade não tem previsão de retomada

Em assembleia virtual realizada no domingo, 28, os trabalhadores da Toyota da fábrica de Sorocaba, SP, aprovaram acordo de layoff negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região.

A unidade teve de paralisar suas atividades na semana passada após vendaval ocorrido na segunda-feira, 22, que devastou a fábrica de motores de Porto Feliz, também no interior paulista.

Sem condições de produzir motores localmente, a Toyota teve de suspender toda a sua produção de veículos e adiou o lançamento do Yaris Cross inicialmente previsto para o final de outubro. Entre as alternativas em estudo, a empresa negocia importar motores de outras fábricas do grupo para tentar retomar operações no Brasil.

LEIA MAIS

Toyota já negocia trazer motores de outros países

Vendaval em Porto Feliz atrasa lançamento do Yaris Cross

Segundo informe do Sindicato de Sorocaba, do total de votantes na assembleia virtual, 96,3% aprovaram a proposta apresentada, que garante a suspensão temporária dos contratos de trabalho com a preservação dos empregos e dos direitos.

De um total de 4.492 trabalhadores aptos a votar, 3.709 participaram da votação. O acordo entra em vigor no dia 21 de outubro, já na sequência das férias emergenciais de 20 dias, que terão início no próximo dia 1º. O layoff poderá ter prorrogação mensal por até 150 dias.

“O acordo foi construído com diálogo e responsabilidade, garantindo que nenhum trabalhador fique desamparado nesse momento delicado. Nosso objetivo sempre foi proteger empregos, salários e direitos, fortalecendo a categoria para enfrentar juntos os desafios impostos pela crise”, comentou Silvio Ferreira, secretário-geral da entidade.

Para Leandro Soares, presidente do sindicato, o layoff não é apenas uma medida de proteção imediata, mas também um instrumento para garantir que a Toyota mantenha sua presença em Sorocaba: “Essa conquista só foi possível porque a categoria esteve mobilizada e confiante na atuação firme do sindicato”.

O sistema de votação eletrônico utilizado foi desenvolvido pela própria entidade sindical, “com tecnologia que assegura o sigilo do voto, sem que empresa ou sindicato tenham acesso à escolha individual de cada trabalhador”, informaram os sindicalistas.


Foto: Divulgação/Toyota

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

As marcas vencedoras do Selo Maior Valor de Revenda-Motos

Honda Sahara 300 é o modelo do segmento com menor desvalorização em 2026

% dias atrás

Importações de veículos crescem 12% no quadrimestre

Montadoras associadas da Anfavea respondem por 58% dos veículos trazidos de fora

% dias atrás

Montadoras brasileiras perdem espaço para as chinesas na Argentina

Enquanto as vendas de veículos no país vizinho caíram 5,7%, os embarques a partir do…

% dias atrás

Mercedes-Benz inicia novo capítulo na Argentina

Fabricante inaugura oficialmente o Complexo Industrial de Zárate

% dias atrás

“Novo alento ao setor de pesados”, diz Anfavea sobre Move Brasil 2

Igor Calvet aposta na reversão do quadro de queda na produção de caminhões, da ordem…

% dias atrás

Puxada pelo mercado interno, produção de veículos é 4,9% maior até abril

No mês passado, foram fabricadas 238,5 mil unidades

% dias atrás