A Stellantis anunciou nesta terça-feira, 28, parcerias com a NVIDIA, Uber Technologies, Inc. e Foxconn para desenvolvimento conjunto e futura implantação de veículos autônomos de Nível 4, aqueles sem motorista, para serviços de robotaxi em diferentes localidades do mundo.

Segundo a Stellantis, a iniciativa representa importante avanço em sua estratégia global de robotáxi, anunciada após recente acordo com a Pony.ai para testar carros autônomos na Europa.

LEIA MAIS

Stellantis reúne fornecedores para discutir oportunidades

Ex-CEO, Carlos Tavares questiona futuro da Stellantis

“Juntas, as empresas pretendem combinar a expertise global da Stellantis, o software de direção autônoma e a computação de IA da NVIDIA, os recursos eletrônicos e de integração de sistemas da Foxconn e a liderança da Uber em operações de em operações de transporte por aplicativo para desenvolver uma nova geração de autônomos de Nível 4”, informa comunicado da fabricante de veículos.

A colaboração será baseada nas plataformas AV-Ready da Stellantis – especificamente o K0 Light Commercial Vehicle e o STLA Small – equipadas com a arquitetura de veículos autônomos NVIDIA Drive AGX Hyperion 10.

A Uber planeja implantar veículos autônomos da Stellantis em cidades selecionadas em todo o mundo, começando com 5 mil unidades nos Estados Unidos. “Espera-se que os programas-piloto e testes aumentem nos próximos anos, com o Início da Produção (SOP) previsto para 2028”, informam as empresas envolvidas no projeto.


 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!