Automóveis fabricados em Araquari respondem por 60% dos licenciamentos da marca líder do segmento premium

De Araquari, SC
Os 30 anos do BMW Group no Brasil foram completados precisamente no último dia 17. Os presentes para a comemoração desse marco, entretanto, serão entregues até o fim do ano. O primeiro deles é o X3 30 xDrive M Sport, que, ao lado do X3 M50 xDrive, lançado no começo do ano, será importante degrau dentro da linha de utilitários esportivos da marca.
A BMW qualifica o X3 como o SUV médio mais equipado e tecnológico em oferta no País. De fato, mesmo a nova versão mais barata, oferecida em pré-venda por R$ 515.950,00 e igualmente importada dos Estados Unidos, tem pacote de conteúdo de fazer inveja a muitos concorrentes diretos e até mesmo produtos de faixa superiores.
Sob o capô, motor quatro cilindros 2.0 TwinPower Turbo de 258 cv, sistema mild hybrid de 48V e câmbio de oito marchas e tração integral. Desempenho, naturalmente, de esportivo: 0 a 100km/h em 6,3 segundos.
Por dentro, gigantesco quadro curvo de instrumentos com realidade aumentada e multimídia unificados em peça única fazem encher os olhos de quem preza tecnologia, estilo e quer viver “no futuro”.
X3 30 xDrive M Sport: lançamento em momento histórico.
Bem diferente, o segundo e terceiro presentes serão confirmados apenas no fim do ano e agradarão mesmo os responsáveis pela operação que ganhou corpo — e mais relevância no contexto mundial da montadora — especialmente a partir da inauguração da fábrica de Araquari, SC, há 11 anos.
A empresa vive a expectativa de alcançar produção e vendas recordes no País. Na verdade, os executivos da BMW já dão como praticamente certa a fabricação de pelo menos 11 mil veículos em 2025, crescimento ao redor de 10% sobre o volume do ano passado, melhor marca até hoje.
Mas há potencial para bem mais, caso o mercado interno demande, uma vez que a planta só produz veículos que abastecem a rede de concessionárias brasileiras. O mais recente é também o primeiro híbrido plug-in montado no País: o X5 xDrive50e, lançado no fim do ano passado, e que compõe a linha nacional ao lado do sedã Serie 3 e do também SUV X1.
Araquari tem capacidade produtiva instalada de 32 mil veículos anuais em três turnos. Hoje, com 700 funcionários, além de mais 300 de fornecedores que atuam internamente — Benteler e Magna, dentre eles —, trabalha em um período apenas.
Este ano, mesmo faltando os emplacamentos dos últimos dias de outubro, já superou 13,5 mil veículos licenciados.
A projeção é de que as vendas ultrapassem os 16,5 mil ou até se aproximem dos 17 mil licenciamentos ao longo dos doze meses, o que apenas ratificará a liderança inconteste do segmento premium dos últimos anos, com até o dobro das vendas da segunda marca.
O crescimento gradual da produção em Araquari é fruto também de respostas mais rápidas da montadora à demanda por produtos e soluções específicas para o mercado local. Nesse sentido, contribui, e muito, o fato de a motnadora dispor de uma robusta área de engenharia no ocmplexo catarinense.
LEIA MAIS
→ Recarga particular une BMW e GreenV no Brasil
→ BMW Group à frente das marcas premium na América Latina
E que vem crescendo por conta das necessidades internas, muitas decorrentes de legislação e programas governamentais mais exigentes em relação a emissões e segurança, particularmente. Tanto que o departamento de engenharia quadruplicou investimentos e projetos ao longo da última década.
Além de testes de diversas natureza, inclusive dinâmicos com modelos que nem aqui são vendidos, saíram de lá nesse período, por exempo, aprimoramentos e novas funções dos sistemas de infoentretimento aplicados em toda a linha mundial de veículos.
“Todo BMW no mundo, assim, tem um pouco de brasileiro”, orgulha-se Marc Breithecker, diretor de engenharia do BMW Group Brasil, que, entretanto, não revela quantos engenheiros compõem sua equipe, alegando ser dado estratégico. “Mas são três dígitos”, diz.
Foto: Divulgação/AutoIndústria
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…