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Grupo JCA investe R$ 1,4 bilhão em renovação de frota

Em um ciclo de dois anos, empresa introduz 650 novos ônibus, dos quais 382 fornecidos pela Scania e Marcopolo

O Grupo JCA está em processo de renovação da frota de ônibus, iniciado no ano passado, no qual soma investimento em torno de 1,4 bilhão e atualiza as garagens com 650 novos veículos.

A maior parte do volume, 382 unidades, terá chassi Scania e carroceria Marcopolo com entregas previstas para serem concluídas até o fim do primeiro semestre do próximo ano.

Gustavo Rodrigues, CEO do Grupo JCA, conta que do total até programado, 60% são de modelos rodoviários e o restante para serviços de fretamento.

“O ciclo de renovação também não se encerra em 2025, porque não estão incluídas na conta as compras de 2026, quando devemos encomendar mais 300 novos ônibus.”

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No negócio com a Scania e a Marcopolo constam no lote 229 chassis K320 4×2 e outros 153 K450 8×2, todos com carroceria Paradiso G8. Da frota, a operadora Viação 1001 receberá 178 ônibus, a Viação Catarinense, 118, e a Viação Cometa, 86 unidades.

Com a renovação, todos os ônibus Euro 3 ainda em operação nas empresas do Grupo JCA serão substituídos. Em frota atual com mais 2,5 mil unidades, mais 1,1 mil passam a ser padrão Euro 6. Pelos cálculos da companhia, significa uma redução de 73 mil toneladas de emissão de CO2 ao considerar a projeção de 176 milhões de quilômetros rodados nos próximos cinco anos.

“Os novos ônibus no padrão Euro 6 representam também um compromisso ambiental. A título de comparação, seriam necessárias cerca de 584 mil árvores, o equivalente a 350 campos de futebol reflorestados para promover redução equivalente de emissões”, destacou Gustavo Rodrigues.

Além de entregar mais eficiência energética, os novos ônibus também garantem mais segurança com assistente de direção do pacote ADAS, controle de aceleração, retarder com 4.100 Nm de força para frenagem e sistema antitombamento.

“De 2016 a 2028, a Scania terá investido de R$ 6 bilhões. É para fábrica, produto, tecnologia, rede e para proporcionar um ambiente positivo em mobilidade. Entregar produtos cada mais avançados. Mas não fazemos sozinhos. A Scania não é um jogador de tênis, mas um time de futebol”, finaliza Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Brasil, se referindo a importância da rede de parcerias.


Foto: Divulgação Scania

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Décio Costa

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