Mercado

Primeira quinzena de novembro teve 105,9 mil licenciamentos de leves

Média diária se aproximou de 10,6 mil veículos, 6% acima de outubro

O mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves emplacou 105,9 mil unidades na primeiro quinzena de novembro, aponta levantamento da Bright Consulting.

O resultado foi 10,6% inferior aos licenciamentos de igual período do ano passado, quando 118,5 mil automóveis e comerciais leves chegaram às ruas, e 3,5% a menos do que nos primeiros quinze dias de outubro.

No acumulado de 2025, os brasileiros já consumiram 2,16 milhões de veículos leves, modesto crescimento de 1,9% na comparação anual.

Importante observar que este novembro teve 10 dias úteis na primeira quinzena, assim como no ano passado, mas  um dia menos do que em outubro. A média diária esteve próxima de 10,6 mil unidades, 6% acima de outubro, mas bem aquém das 11,8 mil de novembro de 2024.

As vendas diretas, informa a consultoria, aumentaram a participação nos licenciamentos. As 55,1 mil unidades negociadas pela modalidade no mês passado, representaram 52,1% do total frente a 48,6% em outubro. As transações no varejo somaram 50,8 mil licenciamentos.

LEIA MAIS

→ Em outubro, mercado de veículos tem melhor resultado mensal do ano

No acumulado do ano, as vendas diretas respondem por 46,9% do mercado, dois pontos porcentuais a mais na comparação com 2024.

Destaque no mês tem sido a recuperação da GM, que representou 13,1% dos licenciamentos e crescimento da Renault, de 3,9% para 5,7%. Em contrapartida, por conta da falta de produtos devido à paralisação das linhas de montagem por mais de 40 dias, a Toyota viu sua fatia encolher de 6,7% para 3,6% na mesma comparação.

A liderança na quinzena, mais uma vez, ficou com a Fiat. A marca da Stellantis sustentou 20,7% dos emplacamentos, contra 16,7% da Volkswagen. Na terceira posição, a GM superou a Hyundai, 9,8%, e Renault.

Os dez modelos mais emplacados na quinzena (unid)

Fiat Strada – 6.136

Chevrolet Onix – 5.274

Volkswagen Tera – 4.358

Hyundai Creta – 4.232

Hyundai HB20 – 4.097

Volkswagen T-Cross – 3.917

Fiat Argo – 3.870

Fiat Mobi – 3.812

Volkswagen Polo – 3.631

Renault Kwid – 3.088

Os veículos leves eletrificados somaram 10,3 mil licenciamentos contra 11,7 mil na primeira quinzena de outubro e 6,8 mil um ano antes. A participação desses produtos, assim, recuou um ponto porcentual diante de outubro, para 9,7%, mas esteve  quase o dobro de igual período do ano passado.


Divulgação/Renault

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Cotas de CKD e SKD: Anfavea ameaça ir à Justiça.

Entidade diz que não foi ouvida sobre o assunto, apesar do ofício encaminhado ao presidente…

% dias atrás

“Reinventem-se”, diz VP de Compras da VW aos fornecedores

Local da realização do The One, premiação de parceiros, foi bastante simbólico: a Ilha Fiscal,…

% dias atrás

Honda Automóveis premia 17 fornecedores

Vencedores são avaliados em diversos critérios e categorias

% dias atrás

Daniela Teixeira assume Assuntos Governamentais na AGCO

aniela Dias Teixeira é a nova diretora de Assuntos Governamentais para a América Latina da…

% dias atrás

Para enfrentar chineses no Brasil, VW importará peças e carros da China

Os componentes do sistema híbrido virão de lá e haverá desenvolvimento conjunto de novos modelos,…

% dias atrás

Anfavea divulga carta aberta contra alterações nas regras de importação

Texto também encaminhado ao presidente Lula foi emitido após BYD defender mudanças no cronograma das…

% dias atrás