Empresa anuncia instalação de uma nova linha em Itatiba para veículos leves flex

A BorgWarner comemora resultados positivos este ano e aproveita a divulgação do seu balanço para anunciar a instalação de uma nova linha de produção de turbos flex para veículos de passeio na planta de Itatiba.
“Esse fornecimento faz parte do processo de nacionalização de um turbo produzido na Europa para equipar modelos de uma montadora no Brasil. A produção da nova linha está prevista para começar em 2027”, informou Melissa Mattedi, diretora geral da BorgWarner Turbos and Thermal Technologies no Brasil.
LEIA MAIS
→Borgwarner negocia turbo leve com BYD, GWM, Geely e Chery
Segundo a executiva, o desempenho positivo de 2025 envolveu tanto o aumento da demanda por turbos flex – que propiciou alta de 20% na sua produção total de turbocompressores -, como também pela maior procura por correntes de sincronismo, fornecidas para Renault, Nissan e Stellantis, e pelos recordes no mercado de reposição.
“Esses resultados tornam a celebração dos 50 anos da BorgWarner no Brasil ainda mais especial”, celebrou Melissa, revelando aumento das vendas este ano em torno de 25%.
Para 2026, a empresa projeta um cenário de estabilidade, sem aumentos significativos nos volumes já fornecidos. Em 2027, contudo, com a nova linha de turbos flex, a tendência é de retomada do crescimento.
Além dos turbos para veículos leves, a fábrica de Itativa também produz turbocompressores com tecnologia ball bearing, que permitem aos veículos pesados atenderem às normas Proconve L8 (Programa de Controle de Emissões Veiculares), equivalentes ao padrão Euro 6.
Como um importante fornecedor global das montadoras asiáticas, a BorgWarner também está preparada para entregar localmente qualquer solução voltada ao futuro da mobilidade das marcas que estão se instalando aqui. Melissa já havia informado negociações locais com quatro montadoras chinesas.
Foto: Divulgação/BorgWarner
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…