Fábrica paranaense é a única da marca a reunir produção de motores, transmissões, cabine e montagem final

A Volvo registra a produção de meio milhão de veículos produzidos na fábrica de Curitiba (PR). A unidade, considerada uma das mais moderna do Grupo, iniciou atividades em 1979 com a montagem do chassi de ônibus B58. O primeiro caminhão a entrar em linha, o N10, chegou um ano depois.
Integrada ao sistema industrial da Volvo, a unidade é a única da marca a reunir, em um único local, a produção de motores, transmissões, cabines e as linhas de montagem final dos veículos, o que traz agilidade aos processos. Atualmente, a unidade opera em dois turnos com 4.200 funcionários diretos.
LEIA MAIS
→Volvo aprimora desempenho do FH 2026 com o I-Torque
Também concentra toda a gestão dos negócios na América Latina, o que inclui as áreas comerciais de caminhões, ônibus, equipamentos de construção e motores, serviços financeiros, engenharia, pesquisa e desenvolvimento e campo de provas.
Ao longo da sua história, a fábrica coleciona marcos pioneiros e inovadores, como os primeiros chassis de ônibus biarticulados produzidos em série no mundo, em 1992, os caminhões semipesados Volvo VM, em 2003, e os primeiros caminhões autônomos destinados para o setor sucroalcooleiro do País, 2017. Mais recentemente, a unidade se tornou responsável e base global de exportação do chassi elétrico BZRT, nas versões articulada e biarticulada.
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…