A Unidade Embrapii Powertrain da USP e a Alpha 6, por meio da startup Ecosave, estão juntas em um projeto de eletrificação no qual transformam veículo comercial leve a combustão em 100% elétrico. A iniciativa começou com a conversão de um Renault Master e serviu com aprendizado para a engenharia nacional. “Foi o primeiro projeto nosso, da nossa Unidade Embrapii, com eletrificação de veículos. Acho que a gente aprendeu muito”, avalia em nota Bruno Angélico, pesquisador da Embrapii Powertrain USP.
LEIA MAIS
→Peugeot mostra protótipo de Partner Retrofit 100% Elétrica
→Stellantis iniciará testes de conversão elétrica no Brasil
Em uma primeira etapa, a equipe da USP mapeou percursos reais para criar ambiente virtual e, daí, poder especificar componentes do Powertrain. Em seguida, desenvolver e validar a conversão. O furgão ganhou motor elétrico e inversor da WEG, empresa brasileira tradicional fornecedora de componentes elétricos.
O resultado foi a criação kit de conversão que substitui o motor a combustão por sistema de tração elétrica, mas mantém os outros sistemas originais do veículo. Segundo a Embrapii a transformação permite reduzir os custos de uma formação de frota de comerciais leves entre 30% e 40% se comparados ao preço de modelos novos.
O veículo está pronto e atualmente passa por fase final de preparação para os testes em operações reais. A estimativa é de rodar 5 mil quilômetros e expectativa de entregar 250 quilômetros de autonomia.
Foto: Divulgação Alpha 6


