Associação e sindicato que representam a indústria de autopeças no Brasil, Abipeças e Sindipeças, intensificam, em comunicado, o pleito pelo encerramento do incentivo tarifário concedido à importação de veículos eletrificados semidesmontados (SKD) e completamente desmontados (CKD) em 31 de janeiro de 2026.
A manifestação reforça ofício enviado ao ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, em meados de dezembro do ano passado. Na ocasião as entidades alertavam os efeitos negativos provocados na produção nacional, com aumento expressivo das importações.
Na nota, divulgada na quinta-feira, 22, a associação e o sindicato, mais uma vez externam preocupação: “Eventual e injustificada prorrogação do benefício vai aprofundar os problemas de competitividade para a cadeia das autopeças, em prejuízo dos postos de trabalho e do próprio País, que perderia ainda mais arrecadação”.
O comunicado encerra com o posicionamento das entidades em defesa da internacionalização do setor por meio de sua inserção nas cadeias globais de valor, “mas em condições justas de concorrência, no mercado local, onde as empresas que representam geram mais de 300 mil empregos diretos.
A integra do ofício enviado em dezembro do ano passado pode ser vista aqui.
Foto: Divulgação Sindipeças


