Mercado

Venda de caminhões apresenta alta de 32% em março

Desempenho reflete compras pelo programa Move Brasil, mas ainda não recupera o ritmo do ano passado

Os emplacamentos de caminhões retomaram movimento mais acelerado de fevereiro para março com um aumento de 32,6%, de 6.611 para 8.766 unidades. O ritmo mais elevado, de acordo com avaliação da Fenabrave, reagiu ao incentivo do programa Move Brasil, em especial nos últimos dois meses.

“É preciso lembrar que as contrações não totalmente contabilizadas nos licenciamentos. Certamente, as vendas pelo programa estarão refletidas nos próximos meses”, adiantou Arcelio Jr., presidente da Fenabrave, durante apresentação do balanço das vendas de veículos do primeiro trimestre, na terça-feira, 7.

LEIA MAIS

→Mercado de caminhões reage em fevereiro, mas longe dos volumes do ano passado

O Move Brasil, lançado pelo governo federal no início do ano, alocou R$ 10 bilhões para financiamento de caminhões novos e seminovos com taxas de juros menores (13% a 14% ao ano). O recurso já foi todo contratado, exceção do montante de R$ 1 bilhão destinado somente a autônomos.

“A Fenabrave articula com o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) para renovação do programa. O ideal, no entanto, que fosse perene. Afinal, a idade média da frota de caminhões no País é de 23 anos”, observou o dirigente da federação, lembrando que no pleito incluiu também implementos rodoviários e ônibus para que sejam beneficiados.

O fôlego proporcionado pelo Move Brasil, porém, não recuperou os volumes que o mercado registrava nos primeiros meses do ano passado, período no qual já mostrava sinais de retração. Sobre março de 2025, quando 9.099 caminhões foram emplacados, o recuo em relação ao mês passado ficou em 3,6%.

O acumulado dos três primeiros meses, por sua vez, ainda se apresentou 19,3% menor. Enquanto no ano passado o mercado absorveu 26.946 caminhões de janeiro a março, as vendas do primeiro trimestre de 2026 somaram 21.750 unidades.


Foto: Divulgação Volvo

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Montadoras veteranas abriram 3,3 mil vagas este ano

Só na Toyota foram 230 contratações de 600 previstas para 2026. Números não contemplam BYD…

% dias atrás

Com primeira concessionária na Grande São Paulo, Foton encaminha expansão da rede

Das 71 atuais, marca pretende ter 90 casas no fim do ano e chegar a…

% dias atrás

Rodonaves reforça logística no Sul do País

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

Com 60 concessionárias, GAC lança Aion UT em junho

Modelo que chega para concorrer com o BYD Dolphin será o elétrico mais barato da…

% dias atrás

Jadlog anuncia nova diretora de Marketing e ESG

Isabella Ferrentini tem por desafio alinhar as atividades comerciais aos objetivos de crescimento da empresa

% dias atrás

Citroën relançará o mítico 2CV como elétrico de baixo custo

Nova geração do modelo, que foi produzido por mais de 40 anos, será apresentada em…

% dias atrás