Balanço financeiro da Marcopolo no terceiro trimestre registrou receita líquida de R$ 2,50 bilhões, valor 8,2% maior em relação ao apurado no mesmo período do ano passado. De acordo com o relatório o resultado recebeu impulso do desempenho das operações externas, potencializadas com ampliação de volumes e melhor mix de vendas.
De julho a setembro, o lucro bruto alcançou R$ 668,7 milhões, alta de 15,9% sobre o terceiro trimestre de 2024. Com resultado parcial, a companhia apurou lucro bruto de R$ 1,64 bilhões, 11,8% maior. O EBITDA totalizou R$ 419,8 milhões no terceiro trimestre, com margem de 16,8%, enquanto o lucro líquido consolidado foi de R$ 329,6 milhões, com margem de 13,2%.
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A produção total da Marcopolo de julho a setembro somou 4.127 unidades, contra 4.133 unidades no terceiro trimestre do ano passado. No Brasil a produção recuou 5,1% na comparação anual, mas as operações no exterior apresentaram crescimento de 26,2%, ao registrar 829 unidades produzidas.
A empresa destaca os desempenhos da Marcopolo Austrália (Volgren), que anotou aumento rentabilidade, ainda que com leve queda nos volumes, além do lançamento da família G8 com o modelo Paradiso G8 1300. Também a Marcopolo Argentina (Metalsur) manteve bom ritmo de entregas de rodoviários de alto valor agregado, a Marcopolo África do Sul (MASA) presentou crescimento de entregas e a Marcopolo China (MAC) sustentou resultado líquido positivo após reestruturação em 2024.
“Os modelos rodoviários e urbanos de maior valor agregado ganharam representatividade na distribuição da receita líquida do terceiro trimestre frente ao segundo, com destaque para as exportações e operações internacionais, compensando a acomodação de volumes no mercado interno, impactado pelos altos custos de financiamento”, observou em nota Pablo Motta, CFO da Marcopolo.
A fabricante encerrou o terceiro trimestre na liderança com 48,7% do mercado de ônibus. Destaca incremento de 17,3 pontos porcentuais no segmento de micros e evolução no mix de vendas de rodoviários, apesar da queda nos volumes. Ressalta ainda a entrega de 64 carrocerias de elétricos, além de ter acumulado 111 Attivis entregues até setembro, contra oito unidades em 2024.
Para o quarto trimestre, a Marcopolo projeta ritmo de entregas favorável em outubro e novembro, mantendo o mix de vendas, seguido por redução na rotina de dezembro em função de menor número de dias úteis.
As exportações a partir do Brasil devem manter desempenho positivo, com foco nos mercados do Chile, Argentina e Peru. A empresa segue atenta às oportunidades em propulsões alternativas, programas federais como Caminho da Escola e do Ministério da Saúde, e ao mercado de urbanos pesados.
Foto: Divulgação Marcopolo

