A Shell se prepara para as próximas etapas de aumento da mistura de biodiesel com o desenvolvimento de a nova oferta de diesel aditivado com a chancela V-Power em substituição ao Evolux. O combustível chega com o apelo de ser o “melhor de todos os tempos” já feito pela fabricante.
O V-Power Diesel surge como uma resposta a uma das maiores dores atuais do consumidor de diesel com o aumento da mistura de biodiesel ao combustível, hoje em 15%. Contudo, a proporção maior tende a deteriorar o produto de maneira mais rápida em função de maior absorção de água, aumentando a criação de borras no motor.
LEIA MAIS
→Novo etanol aditivado, fruto de parceria Shell e marca Senna
De acordo com dados da Shell, com o maior teor de biodiesel, o custo médio de manutenção no mercado transportador cresceu em torno de 7% por conta de aumento de visitas às oficinas, em especial para troca de filtros.
“Ao longo dos anos, desde o advento do Euro 3, a especificação do combustível mudou. Mas se por um lado ficou menos poluente com aumento da mistura de biodiesel e menos enxofre, também ficou mais sensível”, pontua Marcos Lassen, coordenador técnico de combustível da Shell.
Ao longo de dois anos de desenvolvimento, em parceria com a Mercedes-Benz, a Shell traz para o mercado um diesel específico para a realidade brasileira. A fórmula possui 2,7 vezes mais aditivos em relação ao Evolux.
Em termos práticos, a novidade promete reduzir a propensão de corrosão de partes metálicas, previne a formação de borras e evita a mistura da água condensada ao diesel. Na ponta do consumo, garante mais desempenho pela melhoria na combustão, rendimento e eficiência.
“O V-Power Diesel tem maior índice de cetano para uma queima de combustível mais rápida. Também a formulação garante melhor limpeza dos bicos injetores e produz menos espuma ao encher o tanque, o que significa menos tempo parado na bomba”, resume o coordenador técnico.
O planejamento da empresa é de que a partir do dia 12 de janeiro, a rede de 2,7 mil postos espalhados pelo País já estejam todos abastecidos com o novo diesel.
Foto: Divulgação Shell
- Mercedes-Benz: ponto fora da curva no mercado de caminhões. - 12 de dezembro de 2025
- Shell avança com a oferta de diesel - 11 de dezembro de 2025
- Em ano difícil, VWCO soube aproveitar o segmento de médios - 9 de dezembro de 2025


