Na semana de 22 a 25 de agosto de 1978, em evento na pista de teste da então Daimler-Benz, em Untertürkheim, Alemanha, Mercedes-Benz e Bosch apresentaram pela primeira vez ao mundo o sistema ABS, equipado em um Classe S 116. O desenvolvimento representou o ponto de partida para uma sequência de inovações em sistemas de assistência de direção, o que poderia ser definido como a inauguração da era digital automotiva.
Na época, um folheto da Mercedes-Benz descrevia: “O sistema de freios antitravamento usa um computador para monitorar a mudança na velocidade de rotação de cada roda durante a frenagem. Se a velocidade diminuir muito rapidamente (como ao frear sobre superfície escorregadia) e a roda travar, o computador reduz automaticamente a pressão do freio. A roda acelera novamente e a pressão do freio é aumentada novamente, desse modo travando a roda. Este processo é repetido várias vezes em questão de segundos.”
Foto: Daimler/Divulgação
- Mercado de caminhões engata movimento de recuperação - 3 de maio de 2024
- Emplacamentos de ônibus crescem no mês, mas ainda se mantêm abaixo do ano passado - 3 de maio de 2024
- Fiat faz parceria comercial com a New Holland - 2 de maio de 2024