Recorrentemente, a General Motor faz questão de reafirmar que o futuro totalmente elétrico está mais próximo de sua linha de produtos do que os de muitas outras concorrentes. Motorizações híbridas seriam um degrau dispensável, etapa que a montadora norte-americana queimará.

Para o Brasil, um mercado incipiente, essa determinação global tem se refletido, por enquanto, somente na oferta de veículos Chevrolet importados da América do Norte, como o Bolt EV e depois o Bolt EUV. E que ganhará corpo nos próximos anos. Nesta terça-feira, 9, a GM confirmou que importará outros dois modelos elétricos: o Blazer EV e Equinox EV.

Já em 2024, os modelos vão estrear aqui a Ultium, plataforma modular mais moderna da GM — sobre a qual podem ser projetados de compactos a SUVs e esportivos — e que faz parte do pacote de investimentos mundiais de US$ 35 bilhões em eletrificação iniciado  em 2020 e que  se encerra em 2025, e que  resultará no lançamento de 30 novos veículos elétricos.

“Nosso plano é iniciar a oferta do Blazer EV e a do Equinox EV por volta de meados do próximo do ano, logo após o lançamento nos Estados Unidos”, afirma Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.

Segundo a GM, o Blazer EV já está em fase final testes de certificação e homologações, inclusive com apoio da estrutura de engenharia da GM brasileira, que inclui o Campo de Provas de Cruz Alta e o Centro Tecnológico, departamentos que contribuem nas áreas de eficiência energética e conectividade.

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A  montadora promete primeiro apresentar o Blazer e logo em seguida o Equinox elétrico, “para ocupar o posto de mais acessível desta nova família de elétricos da marca”.

Admite ainda estudos de  outros veículos movidos a bateria para os mercados brasileiro e sul-americanos, defende a adoção de políticas públicas de estímulo para o desenvolvimento da produção e do consumo da eletromobilidade e fala até na possibilidade de fazer da região polo para produção e exportação de tecnologias e veículos elétricos.


Foto: Divulgação

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