No cômputo de leves e pesados, a produção de veículos avançou 20,1% em abril sobre março, atingindo 228,2 mil unidades no mês e 811,1 mil no acumulado do primeiro quadrimestre, com alta de 6,7% sobre as 760,1 mil fabricadas no mesmo período de 2024.

Ao divulgar os dados, o novo presidente da Anfavea, Igor Calvet, destacou ter sido o melhor mês e também o melhor quadrimestre desde 2019, portanto, dos últimos seis anos.

LEIA MAIS

Segmento de caminhões acende sinal de alerta na Anfavea

Sobre abril de 2024, mercado de veículos leves recua 5,3%

O desempenho positivo na área produtiva deve-se principalmente ao aumento das exportações, que foi de 18,9% no comparativo mensal e de 47,8% de janeiro a abril, com total de 161,9 mil embarques.

Já o mercado interno teve contribuição bem menor na alta da produção, já que as vendas de modelos nacionais ficaram estagnadas, enquanto a de importados evoluiu 18,7%.

No geral, 208,7 mil foram emplacados no mês passado, aumento de 6,7% sobre o anterior, mas baixa de 7,1% em relação a abril de 2024. No ano, 760,4 mil unidades comercializadas internamente, volume 3,4% superior ao dos quatro primeiros meses de 2024.

Calvet comemorou os números da produção, destacando positivamente as exportações e revelando 7,5 mil contratações ao longo dos últimos 12 meses, com o quadro de mão de obra saltando de 102 mil para 109,5 mil no fechamento de abril.

Reclamou, contudo, das importações crescentes, principalmente de carros chineses, que têm impedido maior avanço da venda de modelos nacionais, com prejuízos evidentes à produção. Apesar desse quadro, disse que, por enquanto, a Anfavea mantém projeções divulgadas no início do ano. “Qualquer revisão só ao término do segundo trimestre”, informou.

O executivo aproveitou a coletiva de divulgação do balanço para comemorar a sanção do programa Mover feita pelo governo federal em abril, e para anunciar que a Anfavea passa a integrar o Boletim Focus, principal referência de projeções econômicas do mercado brasileiro.


Foto: Divulgação

 

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!