Responsável pelo Selo de Eficiência Energética presente em todos os veículos vendidos no Brasil, o Inmetro escolheu o Campo de Provas de Cruz Alta da General Motors, em Indaiatuba, SP, para a realização dos testes de eficiência energética que compõem o PBVE, Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.

Fabio Rua, vice-presidente da GM América do Sul, diz ser uma honra para a montadora ter o espaço como sede dos testes do Inmetro no ano que comemora 100 anos de Brasil: “Trata-se de uma iniciativa fundamental, que beneficia toda a indústria nacional e orienta as empresas na adoção de práticas mais sustentáveis e transparentes”, comenta.

LEIA MAIS

Lay-off na GM em Gravataí começa na terça-feira, 22

Disponível em 31 concessionárias, Equinox EV chega por R$ 419 mil

Segundo comunicado da General Motors divulgado na quinta-feira, 8, o CPCA conduzirá duas etapas do programa, “oferecendo a todas as empresas participantes do PBEV uma estrutura para garantir padronização, agilidade e precisão nos resultados que orientam os consumidores sobre o consumo dos modelos avaliados”.

Hércules Souza, chefe da Divisão de Regulamentação e Qualidade Regulatória do Inmetro, revela que o CPCA foi selecionado com base em critérios técnicos, como infraestrutura disponível, capacidade operacional e conformidade com os requisitos dos ensaios de eficiência energética do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.

“A escolha buscou assegurar bases técnicas sólidas para decisões que impactam o consumo e a sustentabilidade”, informou Souza.

A fase inicial dos testes, que inclui pesagem dos veículos e teste de desaceleração, que avalia a eficiência aerodinâmica e a resistência ao rolamento, será realizada em uma pista projetada especificamente para esse tipo de medição.

O primeiro teste no CPCA contará com 27 modelos, um de cada fabricante. A GM vai avaliar o Chevrolet Equinox EV, modelo elétrico recém-lançado no País. Cada empresa conduz os testes com seu próprio veículo e profissional responsável, sob acompanhamento dos auditores do Inmetro em todas as fases.


Foto: Divulgação/GM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!