O time comercial da Volkswagen Brasil se mostra animado com os resultados obtidos no primeiro semestre e com o que vem em futuro próximo. Na primeira metade do ano, a fabricante as vendas da fabricante cresceram 10,6% com 185,3 mil emplacamentos, enquanto o mercado de automóveis e comerciais leves aumentou 5%. Com o desempenho, a marca encerra o período na vice-liderança com participação de 16,4%.
Para a VW, no entanto, cabe análise sob a perspectiva dos últimos seis meses. Ciro Possobom, o presidente da fabricante, conta que começou a virada do ano sem produto em estoque, diferente de outras montadoras.
“Não vou dizer que começamos 2025 mal, porque vendemos tudo e só retomamos a produção na terceira semana de janeiro. Tínhamos 13,2% de share e, agora, em junho passado, fechamos o mês com 18,3%”, observou durante transmissão online.
LEIA MAIS
→Tera amplia participação e liderança da Volkswagen em SUVs
→VW sai na frente e zera o IPI do Polo no Programa Carro Sustentável
O executivo acredita em continuidade do crescimento, pois ainda não tem na conta as vendas do Tera, o mais recente lançamento da marca. Somente em uma ação denominada Open Doors, em parceria com a rede, totalizou encomendas efetivas de 12.296 unidades do modelo em apenas 50 minutos. “Só paramos porque poderia nos trazer problema na programação do chão de fábrica.”
Aliás, a Volkswagen tem para os próximos meses a previsão de aumentar o ritmo de produção, plano inclusive já negociado e aprovado com os sindicatos dos metalúrgicos do ABC, Taubaté (SP) e Curitiba (PR), no qual contempla reajuste de PLR.
O presidente da VW reafirmou o investimento de R$ 20 bilhões, que resultará em 17 carros até 2028. Ainda no segundo semestre, o executivo confirma um lançamento inédito. Especula-se ser o modelo híbrido, já ratificado pela fabricante no conjunto de novidades, mas o dirigente prefere ainda não revelar o produto.
Para os próximos meses também, desembarcaram quatro novos veículos importados na região da América do Sul, “não necessariamente para o Brasil”, observou Possobom. Mas lembrou de retomada de esportivos com o Golf GTi e o Jetta GLi para os próximos meses.
Foto: Divulgação VW
- Mercedes-Benz: ponto fora da curva no mercado de caminhões. - 12 de dezembro de 2025
- Shell avança com a oferta de diesel - 11 de dezembro de 2025
- Em ano difícil, VWCO soube aproveitar o segmento de médios - 9 de dezembro de 2025


