As vendas de veículos comerciais na Europa encerraram o primeiro semestre de 2025 em declínio de 13% na comparação com o mesmo período do ano passado. Conforme os dados da Acea, a associação dos fabricantes de na região, de janeiro a junho o mercado absorveu 1,21 milhão de van, caminhões e ônibus ante 1,29 milhão registrado há um ano.

Os números dizem respeito aos mercados da União Europeia, Reino Unidos e o bloco de países da EFTA, a Associação Europeia de Livre Comércio (Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça).

As vendas de vans, as mais representativas do mercado, com mais de 80% de participação, acumularam na primeira metade do ano 912.596 unidades, volume 13,2% inferior ao anotado nos seis primeiros meses de 2024, quando somou 1,05 milhão.

O transportador de carga também reduziu as compras de caminhões. As entregas no período chegaram 183.930 unidades, queda de 14,9% em relação às 216.173 unidades negociadas um ano antes.

No mercado de veículos comerciais, apenas a venda de ônibus obteve resultado positivo no primeiro semestre. Foram emplacadas 24.695 unidades no período, alta de 4,3% sobre o registrado há um ano, de 23.723.

Em relatório, a Acea que o atual contexto econômico é desafiador, com quedas significativas de dois dígitos nos principais mercados, como Alemanha, França, Itália e Espanha. Também observa que embora as vendas de veículos comerciais elétricos tenham aumentado, a trajetória de crescimento não é suficientemente rápida devido a falta de condições favoráveis para que o transportador possa aderir de maneira consistente.


Foto: Divulgação Acea

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!