A Jomed Transportes, primeira no País a apostar na proposta de transição energética da Scania baseada no gás, quando adquiriu uma unidade da marca, em 2019, se torna pioneira também ao iniciar operação com abastecimento próprio de biometano.

Parceria com a Ultragaz instalou posto interno sede da empresa em Guarulhos (SP). De lá, frota de 19 caminhões partem abastecidos com 100% de biometano, combustível produzido em usina de Caieiras (SP) e entregue por carretas.

LEIA MAIS

→Scania faz entrega dos primeiros caminhões a gás produzidos no Brasil

→Marquise Ambiental investe R$ 25 milhões em caminhões Scania a biometano

→Tupy irá produzir biometano em parceria com a Seara

A autonomia em torno de 700 km garante operação com 100% de biometano, o que garante transferências de carga por rotas menores com redução de até 90% da emissão CO2, o principal gás de efeito estufa. Nas viagens mais longas, os veículos serão abastecidos em rede externa com o GNV.

A empresa, no entanto, está decidida em relação ao projeto de descarbonização. Planeja a compra de mais 31 caminhões a gás da Scania nos próximos 12 meses e prevê instalação de outros pontos de abastecimento de biometano em outras unidades da empresa, a começar por Cariacica (ES).

A iniciativa da Jomed ainda proporcionou mais agilidade e menores custos. Para o abastecimento bastam 14 minutos, enquanto em um ponto convencional levaria de 40 a 50 minutos. Depois, a chamada tecnologia Hidraulic Power Unit instalada pela Ultragaz reduz em torno de 50% no custo de consumo de energia.


Foto: Divulgação Scania

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!