De Camaçari, BA
Com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos principais dirigentes da empresa, incluindo o presidente mundial Wang Chuanfu, finalmente foi inaugurada nesta quinta-feira, 9, a fábrica da BYD em Camaçari, BA.
Em seu discurso ao final da cerimônia, Lula, que acabara de se reunir com a alta direção da montadora, revelou que a BYD desenvolve projeto para produzir 600 mil veículos por ano na Bahia, mas quando o complexo estiver em pleno funcionamento. O volume inicial é de 150 mil e, em uma segunda etapa, a meta é chegar a 300 mil.
“Acabei de saber que não são 300 mil. São 600 mil carros por ano. Querem vender na América do Sul, América Latina, em outros países. Queremos que daqui do Brasil comecem a vender carro para o mundo todo. Mostrar o que é que a Bahia tem! Queremos uma relação civilizada com o mundo todo”, destacou o presidente.
As datas para atingir as metas de 300 mil e 600 mil veículos não foram reveladas durante o evento. De qualquer modo, a BYD diz que quer estar entre as três maiores marcas do Brasil até 2028 e assumir a liderança em 2030.
“Vamos ter um híbrido flex por ser um produto que garante um custo mais baixo para os consumidores brasileiros. Vamos construir ainda novo centro de P&D, trazer mais produtos alinhados ao mercado local e ajudar o Brasil a ser protagonista em energia limpa na região”, garantiu Chuanfu, que aproveitou a solenidade para exibir versão especial e limitada do Song Pro já com motor híbrido flex e que será apresentada na COP30, em Belém, PA, no mês que vem.

Segundo o diretor de comunicação da BYD, Pablo Toledo, a empresa já tem mais de uma centena de forneceodores homologados. O quadro de funcionários, assegurou ainda, já superou 1,5 mil pessoas, número que pode crescer para 3 mil já no primeiro ano de operações.
Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da montadora, informou anteriormente que a empresa trabalha com o objetivo de contar com 160 fornecedores locais. Já estão homologadas a Continental Pneus, Bosch, Basf e Usiminas, dentre outras.
Conforme já havia revelado, em julho, a presidente das Américas e VP Global da BYD, Stella Li, as operações nos primeiros 12 meses envolvem montagem a partir de unidades SKD.
Os primeiros modelos lá produzidos são o elétrico compacto Dolphin Mini, que já está sendo faturado para a rede da marca, o SUV médio Song Pro e o sedã King, ambos híbridos, que começam a chegar nas concessionárias no mês que vem.
LEIA MAIS
→Em setembro, 365 contratações na BYD de Camaçari
→BYD mostra fábrica em Camaçari, ainda sem começar produção efetiva
“Será a maior fábrica de veículos elétricos da América do Sul”, voltou a comentar Stella Li. O investimento da marca chinesa no Brasil é da ordem de R$ 5 bilhões, que envolve instalações de operações de estampagem, soldagem e pintura em Camaçari.
O objetivo é gerar 20 mil empregos diretos e indiretos quando todas as instalações da segunda fase do projeto estiverem concluídas e a capacidade produtiva ampliada para 300 mil veículos anuais.
Foto: Divulgação
- Preço dos carros eletrificados importados pode subir até 8% - 21 de janeiro de 2026
- Anfavea tem reunião com Alckmin nesta quarta-feira - 21 de janeiro de 2026
- Acordo Mercosul-UE tem cotas e salvaguardas para as montadoras - 20 de janeiro de 2026


