Tecnologia

Ford produzirá veículos elétricos na China

Empresa assina memorando de entendimento para a criação de joint-venture com a Anhui Zotye Automobile, líder no mercado de compactos elétricos naquele país

Por Redação

A Ford assinou na terça-feira, 22, memorando de entendimento com a Anhui Zotye Automobile Co., Ltd., grande fabricante de veículos elétricos na China, que tem por objetivo a criação de uma joint venture para o desenvolvimento, produção, venda e manutenção de uma nova linha de veículos elétricos de passageiros no mercado chinês. A parceria envolve participação igualitária entre as partes.

“Poder lançar uma nova linha de veículos totalmente elétricos no maior mercado automotivo do mundo é um passo empolgante para a Ford na China”, diz Peter Fleet, presidente da Ford Ásia Pacífico. “Os veículos elétricos terão uma participação importante naquele país e a Ford quer ser líder em novas soluções nesse segmento”.

A China é o mercado de veículos com energias alternativas que mais cresce no mundo. A Ford projeta que ele chegue a 6 milhões de unidades por ano em 2025, sendo cerca de 4 milhões totalmente elétricos. A Zotye Auto lidera as vendas de compactos elétricos na China e só neste ano, até julho, já comercializou mais de 16 mil veículos do gênero, volume 56% superior ao registrado nos primeiros sete meses do ano passado.

Os futuros veículos da joint venture serão vendidos sob uma nova marca local. Informações adicionais sobre produtos e volumes de produção serão anunciados após a aprovação do acordo definitivo. A Ford planeja ter opção elétrica na China para 70% dos veículos da marca lá comercializados até 2025.

“A parceria entre a Zotye Auto e a Ford fortalece ambas as partes para que possamos ter uma participação importante no crescente mercado de veículos elétricos na China”, diz Jin ZheYong, presidente da Anhui Zotye Automobile, com sede em Huangshan, província de Anhui.

A Ford planeja lançar globalmente 13 novos veículos elétricos nos próximos cinco anos, com um investimento de US$ 4,5 bilhões. A nova joint venture será um grande avanço nas iniciativas de eletrificação da Ford e vai ampliar a sua presença na China, onde já mantém as joint ventures Changan Ford e Jiangling Motors Corporation.


Foto: Divulgação/Ford

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

De novo, GM demite em São José dos Campos por telegrama

Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada

% dias atrás

Fatia de 5 marcas líderes em SUVs encolhe 11 pontos em um ano

A atual primeira colocada Volkswagen tem 15,7% dos licenciamentos. Há um ano Jeep liderava com…

% dias atrás

Mercado de caminhões engata movimento de recuperação

Vendas avançaram 45% em abril em relação há um ano

% dias atrás

Segmento de eletrificados mantém trajetória ascendente

Presidente da Fenabrave reconhe que os elétricos puros vêm se consolidando aos poucos nos grandes…

% dias atrás

O bom momento no mundo das picapes

Com 133 mil emplacamentos no quadrimestre, vendas do segmento cresceram 21,5% este ano

% dias atrás

Marcopolo tem lucro líquido 34,1% maior no primeiro trimestre

Encarroçadora de ônibus contabilizou R$ 316,9 milhões no período. Produção, entretanto, recuou 5,9%.

% dias atrás