Carregadores de capacidades limitadas e consequente maior tempo necessário para a recarga são, seguramente, entraves para a eletrificação dos transportes. O que dirá no caso do segmento de cargas rodoviárias, que demanda grandes distâncias percorridas por caminhões.

Neste caso,  não resta outra alternativa aos fabricantes, caso queiram viabilizar  a tencologia, a não ser dispor de soluções e equipamentos que evitem  ao máximo o tempo do veículos parado.

A Mercedes-Benz Trucks sabe o que significa esse desafio e a importância de  encontrar uma rápida e eficiente resposta para os transportadores. Tanto que tem investidos recursos e esforços para isso.  A prova mais recente nesse sentido  foi um teste de carregamento do eActros 600. Pela primeira vez, um protótipo do modelo  foi abastecido em estação de recarga com potência de 1 megawatt.

O carregamento ocorreu no Centro de Desenvolvimento e Testes da montadora em Wörth am Rhein, na Alemanha, e foi possível ao  envolvimento da própria Mercedes-Benz  no desenvolvimento do novo padrão de recarga MCS, Megawatt Charging System, que poderá ser utilizado futuramente para qualquer veículo apto de qualquer marca.

 

“Nossos desenvolvedores colocaram o novo padrão MCS no eActros no menor tempo possível e com capacidade de carga elétrica total, o que se traduz em um feito notável de engenharia nunca antes visto”, comemora Rainer Müller-Finkeldei, chefe de Engenharia de Produto da Mercedes-Benz Trucks. “Os clientes que necessitam de muita autonomia e da disponibilidade dos veículos poderão usufruir da recarga MCS de 1.000 quilowatts no futuro”.

Peter Ziegler, chefe da área de Componentes de Recarga de Eletricidade diz que a motnadoraagora  vai acelerar os  trabalhospaara levar a  rtecnologia MCS para a linha de montagem do eActros 600. O primeiro teste bem-sucedido, acrescenta, representa um enorme avanço:

“Uma capacidade de recarga acima de 700 quilowatts já é chamada de recarga MCS. No entanto, compreendemos a importância para nossos clientes de recarga em 1.000 quilowatts, com menos tempo  para se obter maior autonomia”

LEIA MAIS

→ Braspress investe R$ 116 milhões em frota de caminhões Mercedes-Benz

→ Mercedes-Benz entra no mercado de locação no Brasil

Antes de ofertar a tecnologia comercialmente, a Mercedes-Benz pretende lançar mão de mais uma série de testes adicionais da interface de comunicação entre o veículo e os postos de carregamento com o padrão MCS,  assim como seguir com o desenvolvimento contínuo de componentes do protótipo.

De qualquer forma, o primeiro eActros 600 de série tem previsão para sair da fábrica até o encerramento deste ano. E, além da recarga CCS com até 400 quilowatts, é certo que contará com a opção de recarga MCS com 1.000 quilowatts. Tanto que a própria montadora já orienta os clientes a solicitarem pré-instalação para essa finalidade.

O eActros 600 tem bateria de mais de 600 quilowatts-hora e eixo trativo elétrico desenvolvido internamente. O conjunto garante, de acordo com a Mercedes-Benz, autonomia de 500 quilômetros sem recarga intermediária, distância média de cerca de 60% das viagens de longa distância dos clientes da montadora  na Europa.


Foto: Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!