A Scania reorganiza o portfólio de caminhões movidos a gás com a introdução de motores de 420 e 460 cv em versão inédita 6×4. As novidades, batizadas de X-gás, ampliam as possibilidades de aplicações até então limitadas, seja por autonomia ou por capacidade de carga. O desenvolvimento do novos cavalos-mecânicos adicionou mais dois cilindros de gás acomodados atrás da cabine, o que permitiu entregar alcance de 650 km ante até 500 km, como nas ofertas iniciais e ainda disponíveis.

A solução adotada pela Scania combinou um entre-eixos menor, de 3,6 metros, e cabine G de teto de alto. A configuração, agora, permite acoplamento a carretas com capacidade de 30 pallets, contra os 26 de antes. “Abre espaço para semirreboques de quatro eixos e, portanto, perfil para atender o cliente do agro”, aposta André Gentil, gerente de Vendas de Soluções a frotistas da Scania Operações Comerciais Brasil.

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Os dois novos níveis de potência substituem a oferta de 410 cv, pioneira da fabricante no País, apresentada em 2018. De lá para cá, a Scania acumulou vendas de 1 mil unidades de caminhões movidos a gás, 900 deles já em serviço e outros 100 a serem entregues. Do volume, 85% se destinaram para cumprir transferências rodoviárias com carga industrializada. “Também Sudeste e Sul absorveram 75% dos modelos a gás”, conta Gentil.

A infraestrutura de abastecimento justifica a predominância da compra das regiões mencionadas. Os chamados corredores azuis, rotas com oferta de postos de abastecimento com GNV, se concentram basicamente no litoral do País. O gerente de vendas, no entanto, lembra que a rede aumenta a cada ano. “Desde 2018, quando começamos as demonstrações com caminhões a gás, havia 45 postos nas estradas, agora são 90, o que proporciona cobertura a cada 400 km.”

Segundo Gentil, a maior dificuldade ainda se apresenta em rotas do Centro-Oeste, em especial para o Mato Grosso. “Mas lá há a oportunidade de ter um gás mais barato, com fornecimento da Bolívia. Isso não deve demorar e permitirá alcançar os portos de Santos ou de Paranaguá para escoamento de produção agrícola.”

Também os preços começam a ficar similares em relação aos caminhões convencionais a diesel, em torno de R$ 1 milhão, na versão 6×2 a gás. Aliás, modelo escolhido pela Logás, empresa distribuidora de gás de Minas Gerais, compradora das primeiras 20 unidades do lançamento da Scania.

Com a reformulação no portfólio de caminhões a gás, a Scania passa a oferecer configurações 4×2, 6×2 e 6×4 com motores de 280, 340, 420 e 460 cv. As autonomias variam de 400 a 650 km. As novidades serão as atrações principais da fabricante na Agrishow 2024, de 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP).


Fotos: Scania/Divulgação

Décio Costa
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