Por Redação

A expectativa de Valter Barbosa, diretor de vendas e marketing de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, de que o uso de carroceria de 15 metros para ônibus rodoviários autorizado pelo Denatran em nova legislação publicada no início do ano, impulsionaria as vendas no segmento parece se confirmar. A montadora acaba de negociar lote de 72 unidades dos chassis O 500 RSD 8×2 para seis empresas do Rio Grande do Sul: Unesul Transportes, Planalto Transportes, Viação Ouro e Prata, Viação Santa Cruz, Mingotti Turismo e TTL – Transporte Turismo Ltda.

De acordo com a fabricante, a nova configuração, com 1 metros a mais do que era permitido, atende importante demanda do setor, pois oferece às empresas possibilidade aumentar oferta de assentos por viagem. “A carroceria de 15 metros permite maior capacidade de transporte”, observa o Barbosa. “Na versão Double Decker, por exemplo, são até 52 poltronas do tipo convencional no piso superior e até 16 poltronas do tipo semileito no piso inferior. Além disso, é oferecido maior conforto a bordo, com mais espaço para bagagens, permitindo a oferta de serviços diferenciados, o que aumenta a satisfação dos usuários.”

Os veículos chegam tanto para renovar quanto para ampliar a frota ds empresa gaúchas.  Os ônibus atuaram em rotas rodoviárias de médias e longas distâncias, nas interligações de diversas cidades do Sul com outras regiões do País, como também em linhas internacionais com destinos para Argentina, Paraguai e Uruguai.

As empresas receberão os veículos entre setembro e novembro.


Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Décio Costa