Quanto mais  lumens, melhor e mais eficiente é  a iluminação dos faróis de led.  Errado, sentecia a Lumileds, fabricante global das lâmpadas automotivas Philips. Como a lâmpada de led dos faróis é concebida para projetar luz em direções específicas, iluminando as áreas da estrada de acordo com as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a alta quantidade de lumens não se traduz em mais eficiência. 

O lúmen  é a quantidade de luz emitida por uma lâmpada em todas as direções, também chamada de fluxo luminoso. Quanto maior esse número, mais luz a lâmpada emite.

 “No entanto, o aumento desta unidade de medida em uma lâmpada automotiva só é benéfica quando o produto, no seu processo de desenvolvimento, consegue garantir a precisão do facho de luz e das linhas de corte que são regulamentadas para não ofuscar a visão de quem trafega no sentido contrário”, alerta Leonardo Figueiredo, gerente de produto da Lumileds Iluminação Brasil.

Por isso, na hora de comprar novos faróis em Led, não adianta optar por produtos que somente informam a alta quantidade de lumens. (George Guimarães)

George Guimarães