Por Redação

Em maior ou menor grau, todas as grandes montadoras se esforçam para demonstrar que a mobilidade é, agora e no futuro,  a preocupação número 1 de suas estratégias. A produção de veículos seria apenas uma parte, ainda que obviamente a mais relevante, das atividades desses conglomerados daqui para a frente.

E algumas das iniciativas dentro desse novo perfil  das montadoras são curiosas, em nada lembram linhas de montagem, motores, concessionárias, autopeças  etc.  A Ford, por exemplo, acaba de, em  parceria com a startup Strawberry Energy, instalar  vinte  “bancos inteligentes”  nas ruas de Londres, Inglaterra, que oferecem gratuitamente  rede Wi-Fi e recarga de celular com energia solar.

Qual a ideia ? Conectados, diz a montadora, os usuários podem planejar suas rotas,. “Caminhar, dirigir e usar transporte público fazem parte da rotina das pessoas em uma cidade. Estamos estudando como as ruas podem ser planejadas na  para facilitar as atividades de pedestres, ciclistas e motoristas, a sua conexão e acesso a informações de negócios e serviços para impulsionar a economia”, diz Sarah-Jayne Williams, diretora do Ford Smart Mobility na Europa.

Os bancos contam com sensores que informam ainda o nível de ruído, de dióxido de carbono, de umidade e temperatura no local. Um aplicativo  permite saber a localização de cada um deles e quem utiliza os serviços também tem a opção de fazer uma doação para entidades de caridade locais.


Foto: Divulgação/Ford

George Guimarães
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!