Por Alzira Rodrigues

Durante a apresentação das novidades da marca na Fenatran, o presidente da Ford América do Sul, Lyle Watters, abordou o atual momento econômico em seu discurso, destacando as perspectivas positivas para o mercado de veículos pesados. Apesar da ressalva de que seu otimismo é “cauteloso”, arriscou palpite para o próximo ano de crescimento de dois dígitos nas vendas de caminhões.

“Os sinais de retomada econômica já começam a se refletir no mercado de caminhões”, comentou. “Estamos saindo da maior recessão registrada na história do País e, por isso, deveremos ter uma reação relativamente rápida no segmento. Quando a queda é muito grande, cria-se uma demanda reprimida que favorece na sequência um crescimento maior”.

Assim como em relação às vendas de caminhões, ele não falou sobre índices de crescimento no mercado de automóveis e comerciais leves. Mas também nesse caso está apostando em reação positiva para 2018. Um dos destaques da Ford na Fenatran 2017 é o Cargo Connect, um caminhão com avançadas tecnologias semiautônomas e de conectividade.

Para atender dois fatores importantes no transporte – a segurança veicular e a produtividade –, o veículo foi mostrado como um lançamento previsto para os próximos anos e aponta a tendência de uso de recursos tecnológicos já conhecidos em automóveis para as funções de veículos de carga.

Reconhecida como a maior exposição de veículos do setor de transporte de carga da América Latina, a Fenatran recebe milhares de visitantes de toda a a região e favorece o encaminhamento de negócios no setor. Por isso a Ford Caminhões apresenta no seu estande do São Paulo Expo, na capital paulista, a sua linha completa de caminhões, com ênfase em modelos vocacionais para diferentes tipos de aplicação, nas áreas de transporte de bebidas, coleta de resíduos, construção civil, ambulância e resgate, entre outros das famílias Cargo e Série F.

“Temos tradição e a confiança de milhares de clientes. Nossos marcos se confundem com a história do desenvolvimento do Brasil. Por isso, investimos e continuamos a investir nessa área com inovação, arrojo e experiências inéditas, como o Cargo Connect e o Boné Alerta. Pensamos no presente, no futuro, na mobilidade e nos veículos inteligentes para a satisfação dos nossos clientes”, afirmou Watters no domingo, 15.

O Boné Alerta que a empresa mostra na Fenatran foi 100% desenvolvido no Brasil e visa alertar o motorista em casos de fadiga e sono. O produto ainda passará por uma série de testes, segundo o presidente da Ford América do Sul, antes de ser comercializado localmente.


Foto: Divulgação/Ford

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!