Empresa

Uso de capacidade nas autopeças sobe para 67%

É o maior nível desde maio de 2015. De janeiro a agosto as vendas do setor cresceram 20,4%.

Por Redação

Com alta de 20,4% nas vendas de janeiro a agosto no comparativo com o mesmo período de 2016, a indústria de autopeças ampliou o uso de sua capacidade instaladas para 67%, o maior nível desde maio de 2015. De acordo com o relatório de pesquisa conjuntural do Sindipeças, todos os segmentos nos quais o setor atua apresentaram desempenho positivo nos primeiros oito meses deste ano.

Os negócios com as montadoras cresceram 34,6% no período, enquanto os intrassetoriais tiveram alta de 20,06% e as vendas para o mercado de reposição de 6,5%. O valor das exportações em dólar subiu 7,76%, apesar de em reais ter registrado queda de 4,43%.

O levantamento divulgado na quinta-feira, 26, baseia-se em pesquisa mensal com 60 empresas associadas ao Sindipeças que representam 36,2% das vendas totais do setor no Brasil. Especificamente no mês de agosto, o faturamento total do setor avançou 9,6% em relação a julho, também com evolução positiva em todos os segmentos. As vendas para as montadoras cresceram 13,1%, para a reposição, 3,2%, e as intrassetoriais, 9,7%. As exportações tiveram expansão de 2,9% em real e 4,8% em dólares.

A boa performance das autopeças, segundo o Sindipeças, está relacionada ao forte desempenho da produção de veículos, que sem sendo puxada principalmente pelas exportações, e às melhores condições de renda e crédito para aquisição de bens duráveis. Há também, de acordo com relatório da entidade, perspectivas de maior produção para os próximos meses, o que tem gerado novas contratações no setor. O emprego teve alta de 1,6%, comparando-se o resultado com agosto de 2016, embora permaneça 3,8% abaixo no acumulado dos últimos 12 meses.


Foto: Divulgação/Meritor

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Centro de testes da BYD no Rio custará R$ 300 milhões

Complexo com pistas de testes para desenvolvimento de tecnologias e veículos começa a ser construído…

% dias atrás

Volkswagen fabrica o T-Cross número 600 mil

Modelo lançado em 2019 bateu recorde de licenciamentos no ano passado

% dias atrás

Grupo Mônaco reforça presença da VWCO no Centro-Oeste

Rede de concessionárias

% dias atrás

Marcelo Godoy é reeleito presidente da da Abeifa

Rodrigo Soares é vice-presidente e Fernando Alves, diretor financeiro

% dias atrás

Denza Z9 GT: recargas tão rápidas quanto encher o tanque.

Nova tecnologia do modelo promete recompor até 97% da capacidade energética da bateria em 9…

% dias atrás

Programa Formare: Stellantis abre inscrições em Goiana.

São 20 vagas e os interessados devem se cadastrar no site da Fundação Iochpe até…

% dias atrás