Montadora aposta no Polo e no Virtus para galgar degraus no ranking por marca

Por Alzira Rodrigues
Desde que anunciou a produção local do Polo e do Virtus a Volkswagen tem deixado clara a sua intenção de sair da incomoda posição de terceira colocada, conforme comentários feitos ao longo do anos pelos seus próprios dirigentes. Em novembro, a empresa conseguiu superar a Fiat e fechou o mês na vice-liderança do mercado, atrás apenas da General Motors, que já consolidou sua posição de líder no ano.
Em um único outro mês deste ano, em abril, a Volkswagen tinha conseguido a segunda colocação, mas com margem de apenas 0,1 ponto porcentual de diferença. Agora em novembro a diferença foi um pouco maior. Com 25.569 emplacamentos, a Volkswagen obteve 12,96% de participação, enquanto a Fiat – com 24.791 veículos comercializados – ficou com 12,57%, de acordo com dados divulgados na sexta-feira, 1, pela Fenabrave.
A líder GM fechou novembro com fatia de 18,84% e 37,3 mil veículos negociados. No acumulado do ano a marca Chevrolet totaliza 356,7 mil unidades comercializadas, com participação de 18,13%. A Fiat é a vice-líder no ranking dos onze meses, com 264,7 mil emplacamentos e penetração de 13,45%. Depois vem a VW, com 246,4 mil unidades e fatia de 12,52%.
Na sequência vêm a Ford e Hyundai, com participações de, respectivamente, 9,5% e 9,3%, seguidas pela Toyota (8,7%), Renault (7,7%), Honda (6%), Jeep (4%) e Nissan (3,6%). Como só falta um mês para acabar o ano, dificilmente haverá mudança no ranking por marca de 2017, apesar da acirrada disputa entre Ford e Hyundai pela quarta colocação.
A Ford conseguiu emplacar o Ka como o segundo colocado no ranking por modelo em novembro, desbancando o tradicional vice-líder HB20. Mas em contrapartida a Hyundai conquistou o primeiro lugar entre os SUVs compactos, com a venda de 4.164 unidades do Creta, contra as 4.095 do Honda HRV, que mantém a liderança no acumulado do ano. No segmento total de SUV, o que mais vende é o Jeep Compass, que emplacou 4.582 unidades em novembro.
Foto: Divulgação/VW
Picape híbrida teve somente 1,8 mil unidades licenciadas em quase dois anos
O presidente da entidade prevề cerca de 10 mil visitantes entre os dias 17 e…
Primeiro SUV da plataforma Neue Klasse chega por aqui com autonomia de 570 km ao…
Algumas empresas conseguirão ampliar seus volumes, enquanto outras perderão espaço mesmo em um mercado maior…
Foram financiadas 3,78 milhões de unidades novas e usadas no primeiro semestre, 10,9% a mais…
Executivo responderá mundialmente pelo cumprimento de metas do grupo