Por Redação

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC informou que as montadoras de veículos sediadas em São Bernardo do Campo, SP, e as principais metalúrgicas da região permaneceram paradas durante toda a segunda-feira, 19, em função de protesto da categoria contra a reforma da previdência social. Volkswagen, Ford, Mercedes-Benz e Scania confirmaram que não produziram nada ontem no ABC paulista. No caso da Volkswagen, a paralisação atingiu não só a fábrica de São Bernardo do Campo mas também a de Taubate, no interior paulista.

Ao todo, segundo o sindicato, 53 mil trabalhadores não foram às fábricas na segunda-feira, 19. O movimento foi organizado pelas principais centrais sindicais do País, que definiram 19 de fevereiro como Dia Nacional de Luta contra a aprovação da PEC 287/2016, que altera as regras de acesso à aposentadoria.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, entidade que representa 70 mil trabalhadores das cidades de São Bernardo do Campo, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Wagner Santana, avaliou como positiva a participação da categoria.

“Tivemos um número bem expressivo, o que mostra que este é um tema extremamente importante para o trabalhador. Ele toca naquilo que é um direito muito caro às pessoas, o direito legítimo de ter assegurada a sua aposentadoria em condições dignas, depois de trabalhar uma vida inteira”.

De acordo com o sindicalista, o Dia Nacional de Luta também mobilizou outras categorias na região e em outras localidades do País. “Temos notícias de greves, como a dos bancários, por exemplo, protestos, atos e paralisações em diversas setores, e uma receptividade boa da sociedade. Tá todo mundo atento e com vontade de resistir às mudanças propostas pelo governo”, destacou.


Foto: Divulgação/VW

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!