Por Alzira Rodrigues, de Goiana | alzira@autoindustria.com.br

A FCA, Fiat Chrysler Automobiles, acabar de criar 1,5 mil novos postos de trabalho no Polo Automotivo Jeep em Goiana, dando início ao 3º turno de trabalho no seu complexo industrial pernambucano, o que possibilitará avançar em direção à produção a plena capacidade, que é de 250 mil veículos por ano. No ano passado, saíram das linhas de montagem lá localizadas total de 179 mil veículos.

Para oficializar a medida, a montadora realizou solenidade na tarde de sexta-feira, 23, com a presença do seu CEO mundial, Sergio Marchionne, que na ocasião defendeu a necessidade de o Brasil  intensificar suas exportações e investir no etanol com a melhor saída energética para o País. Também presentes no evento os executivos Stefan Ketter, que está deixando a presidência da FCA para a América Latina e retorna para a Europa, assim como o seu substituto, Antonio Filosa, que estava na Argentina e volta para o Brasil.

Leia mais

Stefan Ketter deixa o comando da FCA

Participaram também da cerimônia que marcou o início do terceiro turno em Goiana, autoridades federais, incluindo ministros, e estaduais. Dentre elas o presidente da República, que aproveitou o evento para a anunciar a prorrogação por cinco anos do regime automotivo especial do Norte/Nordeste e Centro-Oeste. Ele iria até 2020 e agora vai até 2025. O regime concede incentivos fiscais, entre os quais um crédito de IPI proporcional ao valor do PIS/Cofins.

Além da fábrica da FCA, a medida beneficiará outras montadoras, incluindo a Ford em Camaçari, BA, o Grupo Caoa, em Anápolis, GO, e a da Mitisubishi/Suzuki, em Catalão, também no Estado goiano. O anúncio da prorrogação dos incentivos para quem opera nas três regiões foi surpresa até para os executivos da FCA, mas o presidente não divulgou qualquer outro detalhe sobre a decisão. Ele também nada falou sobre o Rota 2030, programa automotivo que deveria ter entrada em vigor em janeiro e até hoje não foi oficializado pelo governo.

Em Pernambuco – Responsável pela fabricação do Jeep Renegade, do Compass e da picape Fiat Toro, o Polo Automotivo Jeep contempla um parque de fornecedores com 16 empresas, que também participaram do processo de criação de novas vagas para a adoção do 3º turno e continuarão contratando até o final do ano.

Com o início do novo turno, o complexo industrial pernambucano passa a operar em ciclo ininterrupto e tem agora 13.600 trabalhadores, dos quais 4.850 na planta automotiva Jeep, 5.660 no parque de fornecedores e outros 3.100 terceirizados.

De acordo com Stefan Ketter, a abertura do terceiro turno de produção é decorrência da gradativa recuperação do mercado nacional de veículos, da boa aceitação dos produtos Jeep no mercado interno e também das crescentes  exportações dos modelos feitos em Pernambuco. “O Polo Automotivo Jeep consolidou-se como um polo exportador. Dos 179 mil veículos lá produzidos, 35 mil foram exportados, principalmente para a Argentina, México, Caribe, Peru, Colômbia e Costa Rica”.

Para implantar a nova operação e garantir a manutenção do nível de excelência de produção, a FCA investiu no desenvolvimento de pessoas, como vem fazendo desde a fase de obras de construção civil do polo. A fábrica pernambucana foi inaugurada em abril de 2015 e opera com dois turnos desde 2016.


Foto: Divulgação/FCA

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!