Produto

SUVs da Mercedes chegam a 100 km/h em menos de 4 segundos

Dois modelos preparados pela AMG começam a ser vendidos no Brasil

Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br

O universo de utilitários esportivos segue em franca expansão. Há alternativas para todos os gostos e demandas de utilização. Dos bem compactos, agora batizados de CUVs, até modelos de altíssimo luxo. Alguns, porém, são bastante restritos — e, ainda que pareça contraditório para veículos por princípio pesados, com centro de gravidade elevado e que primam também por grande espaço interno — e podem ser relacionados como carros supersportivos.

É o caso dos Mercedes-AMG GLC 63 4MATIC+, e GLC 63 S 4MATIC+ Coupé, que estão aportando nas concessionárias Mercedes-Benz de todo o País a partir desta semana. A montadora reforça que “são os únicos SUVs de porte médio no mercado interno a contar com motor V8 biturbo capaz de assegurar um desempenho à altura da tradição da marca”.

Não para menos. O motor AMG 4 V8 gera 476 cv para o GLC 63 4MATIC+ e  desenvolve 510 cv para a versão coupé. Em ambos, a tração é integral variável e a transmissão automática é de nove velocidades. Na maior parte do tempo, como convém a um carro esportivo, a força do motor é concentrada prioritariamente nas rodas traseiras.

Coupê: 510 cavalos e apenas 3,8 segundos para chegar a 100 km/h.

Quando necessário, porém, a transição entre a tração nas rodas traseiras e nas quatro rodas – e vice-versa – acontece sem intervalos. A suspensão tem câmaras a ar e o amortecimento adaptativo pode ser regulado em três estágios – Comfort, Sport e Sport Plus. Para o mercado brasileiro a montadora escolheu oferecer de série rodas de liga leve de 21 polegadas e pneus tamanho 265/40 R 21 (dianteira) e 295/35 R 21 (traseira).

Com esse conjunto o SUV coupê acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos, dois décimos mais rápido do que o GLC 63 4MATIC+. São números e desempenho dignos mesmo de um superesportivo. Ainda mais sabendo-se que os dois modelos pesam cerca de 2 toneladas.

Tanto desempenho, conforto e exclusividade custam alto, bem alto — a exemplo do que acontece com qualquer superesportivo, diga-se. O AMG GLC 63 4MATIC+ já está nas lojas com preço sugerido de R$512,9 mil, enquanto o coupê, que começa a ser vendido somente a partir  de setembro, sairá por valor um pouco ainda mal salgado R$587,9 mil. Só a diferença entre eles daria para comprar outro SUV na faixa do Renault Captur, por exemplo.

LEIA MAIS

→Mercedes-Benz bate recorde de vendas mundiais de automóveis

→Volvo Cars amplia rede e anuncia cinco produtos

→Audi inaugura linha de produção de motores elétricos

→BMW I3 volta ao Brasil mais caro

São realmente para poucos e, portanto, não deverão ter peso significativo nas vendas da marca. Atuarão mais como referências das potencialidades técnicas das demais versões  e de outros Mercedes-Benz preparados pela AMG.

Os SUVs ainda não comandam as vendas da Mercedes-Benz no Brasil, mesmo que a montadora tenha ampliado e diversificado a oferta nos últimos dois anos. Dos 8 mil veículos da marca emplacados de janeiro a julho — liderança absoluta no segmento de produtos premium —, mais de 2,8 mil unidades foram do sedã Classe C. O crossover GLA, por exemplo, somou 1,6 mil unidades e o GLC, apenas 623 emplacamentos.


Fotos: Divulgação/Mercedes-Benz

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Rápido Sumaré negocia com a Iveco Bus 55 unidades

Transporte de passageiros

% dias atrás

Daimler e Volvo se unem por caminhões definidos por software

Joint venture oferecerá plataforma de produtos e serviços a outras montadoras de veículos comerciais

% dias atrás

Seitz, da VW, sobre chineses: “Quando começarem a produzir aqui, acaba a alegria”.

Executivo fala do atual momento do mercado brasileiro e da melhoria na relação com fornecedores

% dias atrás

Brasil assume 3º lugar no ranking global da Volkswagen

Evento The One premia os 12 melhores fornecedores da montadora na América do Sul

% dias atrás

Nova assembleia na Renault será só na terça-feira

Metalúrgicos da montadora e da Horse querem PLR maior e melhores condições de trabalho

% dias atrás

Grupo Ademir Transportes renova frota com a Mercedes-Benz

Transporte de combustíveis

% dias atrás