Empresa desenvolve soluções inovadoras que ajudarão nas entregas urbanas e nas descargas em terminais
Um caminhão capaz de circular, estacionar e desacoplar o contêiner sozinho. Um furgão que acompanha os passos do entregador de encomendas na distribuição urbana. Assim a ZF constrói cenários de um futuro próximo que não só tornarão os processos logísticos mais inteligentes, como também promoverão mais eficiência à indústria do transporte.
No IAA 2018, Salão Internacionais de Veículos Comerciais de Hanover, Alemanha, a companha levou para apresentações práticas as inovações com as quais pretende transformar o setor automotivo. Diversos sistemas reunidos no ZF Innovation Truck, ZF Terminal Yard Tractor e na ZF Innovation Van oferecem um panorama da evolução a que chegar para os segmentos de transporte e logística.
Eletrificação, tecnologias híbridas e direção autônoma são as soluções base no desenvolvimento dos veículos conceitos. No caso dos caminhões, a ZF procura superar desafios encontrados em ambientes confinados, como terminais de carga. Os modelos, alimentados com um arranjo híbrido elétrico, podem manobrar reboques e contêineres de maneira totalmente autônoma. Com a solução, acredita a ZF, o processo logístico ganha agilidade, segurança ao evitar acidentes ou danos materiais e na redução da emissão de poluentes.
Para as entregas urbanas de cargas fracionadas ou mesmo para a atender a chamada última milha, a ZF conceitual um comercial leve totalmente elétrico e autônomo. Equipado com um computador de alta velocidade chamado ZF ProAI e um conjunto de sensores, câmeras, radares e tecnologia lidar, o modelo pode trafegar no trânsito de maneira independente, capaz de desviar de obstáculos, reconhecer semáforos e reagir a situações de risco.
Uma das funções que incorpora o veículo é o Follow Me. Por tablet, o motorista/entregador consegue fazer com que o furgão siga seus passos, uma solução para dois ou três entregas em um mesmo uma rua, por exemplo. No caso de não haver vagas de estacionamento, a van também pode seguir em frente em busca de uma.
LEIA MAIS
→Ônibus elétrico: ZF fecha dois novos negócios.
→ZF apresenta sistema de assistência lateral para caminhões
“Estamos revolucionando as tecnologias para os serviços de entregas urbanas para que sejam feitas de forma limpa, segura e dentro do prazo. Por esta razão, estamos trabalhando juntamente com parceiros e clientes para que este novo conceito inicie sua produção em série nos próximos dois anos”, revela Wolf-Henning Scheider, CEO da ZF. “Para oferecer rapidamente ao mercado nossa experiência em sistemas sob a forma de soluções inovadoras e práticas, investiremos mais de € 12 bilhões em mobilidade elétrica e condução autônoma nos próximos cinco anos.”
A ZF se mostra como um importante protagonista no avanço de soluções que tornam o transporte de carga e de passageiros mais eficiente e seguro. O Side Vison Assist, uma das principais novidades de prateleira apresentadas no IAA 2018, por exemplo, sistema que monitora a lateral do caminhão, já é item de série no maior lançamento da Mercedes-Benz na feira, a nova geração do Actros.
Foto: ZF/Divulgação
Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada
A atual primeira colocada Volkswagen tem 15,7% dos licenciamentos. Há um ano Jeep liderava com…
Vendas avançaram 45% em abril em relação há um ano
Presidente da Fenabrave reconhe que os elétricos puros vêm se consolidando aos poucos nos grandes…
Com 133 mil emplacamentos no quadrimestre, vendas do segmento cresceram 21,5% este ano
Encarroçadora de ônibus contabilizou R$ 316,9 milhões no período. Produção, entretanto, recuou 5,9%.