Caxias do Sul, na serra gaúcha, sediará na quarta-feira, 10, e quinta-feira, 11, o 10° Simpósio SAE Brasil de Manufatura, um dos mais importantes eventos sobre processos produtivos da indústria automobilística brasileira. Promovido pela SAE Brasil, o evento tem como tema Os Caminhos da Competitividade: Dos alicerces à manufatura do futuro.

Segundo Alex Etevaldo da Silva, chairman do simpósio e diretor de qualidade e confiabilidade do produto da Marcopolo, é preciso criar e manter o diferencial competitivo das empresas brasileiras. “Cada companhia se encontra em um diferente estágio nesta constante evolução e necessita de conhecimentos distintos. Para avançar em direção à Manufatura 4.0, a indústria precisa fortalecer os alicerces neste período pós-crise e compartilhar as melhores práticas”, explica Alex.

Anúncio

Na edição deste ano, será realizada também uma Mostra de Manufatura, com 17 expositores, que apresentarão o que há de melhor nas suas especialidades. No dia 11 de outubro estão programados minicursos e visitas técnicas às empresas Marcopolo, Todeschini e Tramontina, que permitirão uma visão prática dos conteúdos apresentados no simpósio.

O 10° Simpósio SAE BRASIL de Manufatura será realizado no Hotel Intercity Premium e contará com três painéis, compostos de palestras, apresentações de cases e sessões de debates. A programação abordará os diferentes estágios da manufatura brasileira, desde organizações que precisam fortalecer os alicerces para recuperar as perdas da crise até empresas que já possuem cases de Indústria 4.0.