Colunistas

Aceleramos o simulador da FCA

Financiada com recursos do BNDES, tecnologia põe o Brasil à frente no desenvolvimento automotivo

É uma experiência interessante: você entra na plataforma do Centro de Simulação de Dinâmica Veicular da FCA, que tem a estrutura de um carro, e acelera a máquina como se estivesse  numa pista. Ela faz todos os movimentos da condução na rua, reproduz os sons do motor, a reação dos pneus com o piso e até a paisagem externa vai mudando conforme o “carro” faz as curvas ou acelera na reta.

O simulador foi desenvolvido em parceria com a PUC de Minas Gerais, onde está instalado, e é usado tanto pela engenharia da empresa como pelos alunos da universidade. Para a FCA, a criação do centro significa “mais um passo para o desenvolvimento de tecnologia automotiva no Brasil”.

Foram investidos R$ 18 milhões no projeto, montante adquirido por meio de política de incentivo do Inovar-Auto e do BNDES, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

A grande vantagem do sistema é que ele permite a realização de testes num ambiente controlado, sem ter que ir a uma pista, o que facilita a vida dos avaliadores e reduz os custos de operação. E a sensação de dirigir é a mesma de uma pista real.

Na verdade, as primeiras aceleradas podem produzir certo desconforto ao motorista. É preciso um tempo para perceber a sensibilidade do acelerador, caso contrário o sistema pode provocar enjôo e promover uma direção conturbada. Pelo menos essa foi a minha reação a bordo da plataforma. Resultado da falta de experiência, que se obtém rapidamente, com duas ou três voltinhas no circuito virtual.

Os técnicos analisam a aceleração, o ângulo do volante, a troca de marchas, o torque e a potência do motor e, assim, definem as características de cada componente, como amortecedores, molas, pneus, direção e freios, para que sejam obtidos parâmetro para a construção das peças. O simulador estuda também o comportamento do motorista, a distração ao volante, o cansaço e o efeito do consumo de álcool.

* Joel Leite é jornalista, palestrante e criador da Agência AutoInforme, agência especializada no setor automotivo

 


 

Compartilhar
Publicado por
Joel Leite

Notícias recentes

De novo, GM demite em São José dos Campos por telegrama

Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada

% dias atrás

Fatia de 5 marcas líderes em SUVs encolhe 11 pontos em um ano

A atual primeira colocada Volkswagen tem 15,7% dos licenciamentos. Há um ano Jeep liderava com…

% dias atrás

Mercado de caminhões engata movimento de recuperação

Vendas avançaram 45% em abril em relação há um ano

% dias atrás

Segmento de eletrificados mantém trajetória ascendente

Presidente da Fenabrave reconhe que os elétricos puros vêm se consolidando aos poucos nos grandes…

% dias atrás

O bom momento no mundo das picapes

Com 133 mil emplacamentos no quadrimestre, vendas do segmento cresceram 21,5% este ano

% dias atrás

Marcopolo tem lucro líquido 34,1% maior no primeiro trimestre

Encarroçadora de ônibus contabilizou R$ 316,9 milhões no período. Produção, entretanto, recuou 5,9%.

% dias atrás