Apesar do desempenho negativo mensal, o segmento mantém trajetória de crescimento no ano
As vendas totais de pneus em outubro no mercado doméstico registraram uma queda de 6,5%, para 4,8 milhões de unidades contra 5,2 milhões entregues no mesmo mês do ano passado. Os dados são da Anip, Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, divulgados na sexta-feira, 30 de novembro.
Kurt Müller, presidente executivo da associação, considera que o resultado se deve ao cenário político enfrentado durante o mês. “Foi um período eleitoral turbulento”, resume. “A expectativa da indústria é de que a incerteza política diminua e o volume do consumo volte a crescer, aquecendo a economia.”
Apesar do desempenho negativo em outubro, a trajetória de crescimento se mantém no acumulado do ano. De janeiro a outubro, as vendas de pneus somaram 49,4 milhões de unidades, em leve alta de 1,4% em relação ao volume de um ano atrás, quando o mercado absorveu 48,7 milhões.
Das vendas totais nos dez primeiros meses, 13,1 milhões de pneus foram destinados às montadoras, volume 21,1% maior do contabilizado um ano antes, de 10,8 milhões de unidades. No mesmo período, a indústria entregou ao mercado de reposição 36,4 milhões, queda de 4,2% sobre as 38 milhões de unidades registradas nos mesmos dez meses de 2017.
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Por segmento, as vendas de pneus para veículos de carga são as que apresentam o melhor desempenho até agora. De janeiro a outubro, as fabricantes de pneus entregaram 6,1 milhões de unidades, em alta de 10,5% na comparação com os 5,5 milhões de pneus vendidos há dozes meses.
O desempenho positivo das vendas de pneus de carga foi impulsionado fortemente pela demanda das montadoras. Nos dez primeiros meses, o mercado de componentes originais absorveu 1,2 milhões de pneus contra os 719,2 mil registrados um ano antes, crescimento de 69,6%.
Na categoria de pneus de passeio, as vendas de 27,7 milhões de pneus no acumulado até outubro representaram declínio de 2,2% em relação aos mesmos meses do ano passado, com 28,3 milhões. Do volume, 8,6 milhões de unidades se destinaram às montadoras, volume 18,9% superior ao contabilizado há um ano, quando somou 7,2 milhões de pneus vendidos.
Para o segmento de duas rodas, a indústria de pneu negociou 8,4 milhões de pneus no acumulado do ano, alta de 9,3% sobre as vendas de 7,7 milhões anotadas no mesmo período do ano anterior.
Foto: Vipal/Divulgação
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