A   Luminar, empresa de tecnologia, e a Volvo Cars apresentam no Salão de Los Angeles, que abriu as portas na última sexta-feira, os avanços da tecnologia LiDAR, fundamental para a concretização do carro integralmente autônomo.

Com a LiDAR, sigla inglesa para  Light Detection and Ranging, ou seja, sistema de laser pulsantes para detectar objetos, os veículos  “reconhecem” o ambiente em que estão e se deslocam com segurança em meio ao tráfego normal de cidades e estradas, identificando cada um dos elementos e situações no entorno.

Em Los Angeles as parceiras exibem o aprimoramento de algumas e novas  capacidades da LiDAR. Por exemplo: os sistemas da Luminar que estarão nos produtos da montadora sueca detectam não só o corpo humano integralmente, mas também membros individualizados como braços e pernas.

Mais ainda: a tecnologia da fornecedora, que tem participação no seu capital da Volvo Cars Tech Fund, fundo de investimento para startups de tecnologia, é capaz de detectar objetos a até 250 metros de distância, portanto com muito mais antecedência do que se conseguia até agora.

LEIA MAIS

→Conceito 360c antecipa visão de mobilidade da Volvo

→Volvo mostra sistema de transporte de carga autônomo para curtas distâncias

Um boa mostra do que poderão representar essas soluções a Volvo apresenta no conceito 360c, mostrado inicialmente em setembro e que também pode ser conferido em realidade virtual no salão californiano.

O 360c é a visão da empresa sobre o futuro autônomo, elétrico e conectado da mobilidade. Ela sugere quatro potenciais utilizações de veículos autônomos:  ambiente de descanso, escritório móvel, sala de estar e espaço de entretenimento. Ou seja: nada de tensão ao volante ou atenção ao trânsito!


Foto: Divulgação/Volvo

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!