Tecnologia

Autônomos da Ford estarão nas ruas em 2021

Primeiros modelos serão destinados a serviços de transportes

Os primeiros carros autônomos da Ford já têm data definida para chegar às ruas: 2021. A montadora revelou, entretanto, que inicialmente eles se destinarão não ao consumidor final, mas a serviços de transporte.

“Os veículos autônomos são apenas o facilitador de um novo tipo de negócio que está sendo construído. Por isso, já estamos projetando, testando e operando o ecossistema de serviços que será necessário para o nosso futuro negócio de carros autônomos”, afirma Sherif Marakby, CEO da divisão Ford Autonomous Vehicles.

O executivo entende que veículos autônomos  poderão resolver problemas reais, com níveis de acessibilidade, conveniência e preço que não são possíveis hoje.  “Acreditamos que um serviço de carros autônomos de sucesso deve ser construído com base nos princípios de fornecimento, operação e demanda.”

Para cumprir esses princípios, a Ford trabalha em veículos híbridos  e que sejam duráveis no ambiente urbano. “Nossa vantagem é que podemos projetar e fabricar veículos personalizados para esse fim. Os serviços autônomos, seja de passageiros ou de entrega de mercadorias, são totalmente novos, por isso precisamos projetar para o futuro em vez de apenas adaptar o que existe hoje”, acrescenta Marakby.

O desenvolvimento da condução autônoma, contudo, é feito em parceria com a empresa Argo AI, relacionamento que envolve integração de todas as áreas, tanto de hardware como de software. A equipe de software da Argo AI trabalha diretamente com as equipes de chassi, motores e transmissões da Ford para desenvolver controles aprimorados e sensores confiáveis.

Quando os carros autônomos chegarem ao mercado, pondera a Ford, saber administrar a frota será um item essencial. A empresa, assim, conta, desde o início do projeto, com a colaboração de gestores de frotas e criou a Ford Commercial Solutions (FCS), braço destinado a auxiliar empresas de transporte a melhorarem a operação monitorando o desempenho de veículos conectados e que  também responderá pelo gerenciamento das frotas próprias de veículos autônomos da  montadora.

A FCS já tem seu software em dois serviços nos Estados Unidos: o Chariot, de compartilhamento de caronas, e o GoRide, que transporta idosos, pessoas com deficiência e moradores de locais isolados para atendimento médico.

LEIA MAIS

→Caminhões Volvo autônomos começam a operar na Noruega

→Nissan testa serviço de transporte autônomo


Foto: Divulgação/Ford

 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Carro hĩbrido estreia no Top 10 dos seguros mais acessíveis no País

Levantamento da Creditas Seguros mostra o BYD Song Pro em oitavo lugar nessa seleta lista

% dias atrás

Nova portaria do Mover alia Brasil às tendências globais

Regulamentação complementar dispõe sobre procedimentos a serem observados para as metas de eficiência energética

% dias atrás

Maru Escobedo assume BMW Group na América Latina

Executiva responderá interinamente pela operação brasileira até a nomeação de seu substituto

% dias atrás

Jeep Compass ganha motor Hurricane Turboflex 2.0

Versão Blackhawk Flex custa R$ 274.290 e entrega 272 cv de potência

% dias atrás

Grupo Redentor renova a frota com 109 ônibus da Mercedes-Benz

Transporte público coletivo

% dias atrás

Ricardo Porto passa a responder pelo financeiro da Cantu

Vitor Leme que seguirá à frente da unidade de negócios focada no varejo físico,

% dias atrás