A Volvo Trucks fechou parceria com a mineradora norueguesa Brønnøy Kalk AS para o fornecimento de serviço de transporte de calcário com uso de seis caminhões autônomos da linha FH. Os modelos operarão entre a mina e o triturador do material em trecho de cinco quilômetros com presença de túneis. Ao longo de 2018 vários testes foram realizados e a Volvo acredita que a soluções estará totalmente operacional no ano que vem.

A exemplo de outros projetos de automação da Volvo, como em operações de cana-de-açúcar, no Brasil, ou de coleta de lixo, na Suécia, o contrato com mineradora norueguesa foca o serviço de transporte. Em vez da compra do caminhão está adquirindo uma solução de transporte entre dois pontos.

LEIA MAIS

→Volvo levará caminhões elétricos para Califórnia

→Volvo mostra sistema de transporte de carga autônomo para curtas distâncias

→Volvo faz a primeira entrega comercial de caminhões autônomos

“Trabalhando em área confinada, num caminho pré-determinado, saberemos como aproveitar ao máximo a solução e adaptá-la às necessidades específicas do cliente”, observa Sasko Cuklev, diretor de soluções autônomas da Volvo Trucks. “Trata-se de uma colaboração efetiva para desenvolver novas soluções, proporcionando mais flexibilidade e eficiência, bem como o aumento da produtividade.”

Para Raymond Langfjord, diretor administrativo da mina, o acordo com a Volvo é um passo importante que deverá impactar de maneiras positiva a rentabilidade do negócio. “A concorrência no setor é alta e buscamos sempre aumentar nossa eficiência e produtividade. Temos uma visão clara do aproveitamento de novas oportunidades em tecnologia e soluções digitais.  Com os autônomos, nossa competitividade aumentará muito.”


Foto: Volvo Trucks/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!