Ainda líder no acumulado de 2018, em dezembro o país vizinho caiu para a terceira colocação no ranking dos principais mercados
Principal destino das exportações de autopeças brasileiras no acumulado de 2018, a Argentina perdeu a posição para os Estados Unidos no final do ano passado e em dezembro, particularmente, ficou atrás também do México, ocupando, assim, a terceira colocação no ranking dos maiores compradores do Brasil.
Segundo balanço divulgado nesta segunda-feira, 11, pelo Sindipeças, as exportações para a Argentina recuaram 9,5% no ano passado, com total de US$ 2,03 bilhões ante os US$ 2,24 bilhões de 2017. Esse resultado fez a participação relativa do país vizinho recuar de 30,3% para 25,7% no mesmo comparativo.
“Por ser o principal destino das exportações do setor, o mercado argentino segue como grave problema”, destaca o Sindipeças em seu relatório. Ressalta, porém, que as vendas para outros mercados, como Estados Unidos, México, Alemanha, Chile e Reino Unido, asseguraram que no computo geral as vendas externas crescessem 6,4% em 2018.
No comparativo de dezembro de 2018 em relação ao mesmo mês de 2017, as exportações para a Argentina recuaram 44,1%, de US$ 154 milhões para US$ 86 milhões.
Em contrapartida, as vendas de autopeças brasileiras para o México saltaram 45,7%, de US$ 61,1 milhões em dezembro de 2017 para US$ 89 milhões em idêntico mês do ano passado, e as exportações para os Estados Unidos cresceram 31,9%, de US$ 106 milhões para US 139,9 milhões.
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No acumulado de 2018, foram exportados para os Estados Unidos total de Us$ 1,5 bilhão, expansão de 23,8% sobre o valor do ano anterior (US$ 1,2 bilhão). O México, que em dezembro ficou em segundo lugar nesse ranking, amplicou suas compras em expressivos 52,7% em 2018, com aquisição no ano passado de US$ 973,3 milhões.
Também as exportações para a Alemanhã cresceram, nesse caso 17,6%, saltando de US$ 493,1 milhões em 2017 para US$ 580 milhões em 2018.
As exportações totais de autopeças para 203 mercados totalizaram US$ 7,88 bilhões no ano passado, ante os US$ 7,41 bilhões do ano anterior.
Foto: Divulgação/Meritor
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