No ano passado, empresa registrou seu melhor desempenho no País ao entregar mais de 200 mil unidades
A Toyota espera repetir em 2019 o bom momento no qual atravessa no País. No ano passado, com pouco mais de 200 mil automóveis e comerciais leves vendidos, o melhor de sua história no Brasil, em alta de 5% sobre 2017, a empresa estima mais um crescimento no período que se inicia, de 9,5%, para volume em torno de 219 mil unidades negociadas.
Com o mesmo ímpeto, empresa também projeta ritmo mais acelerado em suas unidades produtivas no Brasil. Depois de cravar recorde com 209 mil veículos produzidos em 2018, crescimento de 5,7% em relação ao ano anterior, a expectativa é de aumentar em mais 7,6% a produção, chegando a 225 mil unidades.
Além das expectativas otimistas para o mercado interno, a empresa também enxerga as exportações como oportunas. Nas contas da Toyota, do volume total que produzirá neste ano, 65 mil unidades terão destinos externos ou 28% do que sairá das linhas de montagem.
As unidades de Sorocaba e Indaiatuba (SP) são responsáveis também por abastecer seis países da região da América Latina com Etios e Corolla. Mais recentemente, em julho do ano passado, também o Yaris iniciou atuação internacional, quando passou a ser exportado para a Argentina e, no começo deste ano, para a Colômbia.
“Em 2013 a Toyota iniciou seu plano de regionalização na América Latina e agora podemos ver os frutos dessa iniciativa”, conta em nota Steve St. Angelo, CEO da Toyota para a América Latina e Caribe. “No ano passado, em comparação com 2012, nossa produção na região cresceu 87%, as vendas aumentaram em 37% e nosso market share saltou de 5,2% para 9,5%. Sonhos como este só acontecem quando trabalhamos juntos como um time e uma região. Nós queremos seguir colaborando e sermos cada vez mais competitivos em nível global.”
LEIA MAIS
→Toyota produzirá veículo híbrido flex em 2019
→Toyota já opera em três turnos em Sorocaba e Porto Feliz
→Toyota abrirá mais 50 revendas em dois anos
No ano passado, ao completar sessenta anos de atividades no Brasil, a Toyota conclui um ciclo de investimento de R$ 2,6 bilhões para aperfeiçoamentos de processos e novos produtos, como o lançamento do Yaris em junho de 2018. Aportes adicionais ainda receberam as unidades de Sorocaba, de R$ 1 bilhão para a instalação da linha de montagem do recente modelo, de Porto Feliz (SP), onde faz motores, de R$ 600 milhões, e Indaiatuba, de R$ 1 bilhão para modernização das instalações.
Foto: Toyota/Divulgação
Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada
A atual primeira colocada Volkswagen tem 15,7% dos licenciamentos. Há um ano Jeep liderava com…
Vendas avançaram 45% em abril em relação há um ano
Presidente da Fenabrave reconhe que os elétricos puros vêm se consolidando aos poucos nos grandes…
Com 133 mil emplacamentos no quadrimestre, vendas do segmento cresceram 21,5% este ano
Encarroçadora de ônibus contabilizou R$ 316,9 milhões no período. Produção, entretanto, recuou 5,9%.