A solução digital Connected Diagnostics é a principal novidade apresentada pela Cummins Brasil na 14ª edição da Automec, Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços, que estende-se até sábado, 27, no São Paulo Expo, na capital paulista.

Por meio da telemática, o novo sistema de monitoramento remoto da Cummins conecta o motor para diagnóstico imediato com o fornecimento em tempo real de informações importantes, como os alertas de falhas e de intervenções preventivas.

Lançado em 2014 no mercado norte-americano, a ferramenta já está disponível e pronta para entrar em operação no Brasil, atendendo à ampla gama de motores eletrônicos da marca em aplicações rodoviárias. Ela é compatível com os principais provedores de telemática, necessitando apenas da certificação Cummins para que os interessados se inegrem ao sistema.

“O Connected Diagnostic identifica e prioriza os códigos de falha, determina a causa provável e reporta imediatamente ao usuário e/ou frotista”, comenta Antonio Almeida, diretor da Cummins Filtros para América Latina.

De acordo com o executivo, todo o serviço disponível na nova ferramenta é muito mais valioso do que a lâmpada no painel e mais completo quando comparado aos dados brutos que são retirados do sistema do motor eletrônico. Com as informações fornecidas por meio de qualquer aparelho com conectividade, é possível evitar danos progressivos ao motor e garantir a sua saúde e pós-tratamento.

“No momento em que ocorre uma falha, o Connected Diagnostics aplica, em tempo real, análise exclusiva Cummins para transformar os dados em informações processáveis”, reforça Almeida. “Um diagnóstico da falha e recomendações claras sobre a continuidade da operação do veículo ou a necessidade de serviço imediato são enviados de forma instantânea para o cliente”.

O suporte ao usuário é oferecido por meio da identificação automática do local de reparo certificado pela Cummins mais próximo, com peças genuínas e técnicos certificados de fábrica treinados para reparar o equipamento.

A Cummins também aproveita a Automec 2019 para mostrar toda a sua linha remanufaturada ReCon, composta por motores básicos e parciais, injetores, módulos de controle do motor, bomba de combustível de alta pressão e cabeçotes.

A Cummins Filtration, fabricante pertencente à empresa, lança o novo Kit Manutenção Fleetguard para a linha automotiva pesada, como um facilitador aos clientes que podem, de uma única vez, adquirir uma solução completa.


Foto: Divulgação/Cummins

 

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!