Tecnologia

Ford testa sistema que busca vagas para estacionar

Tecnologia é desenvolvida em parceria com a Vodafone

O braço europeu da Ford apresentou tecnologia que auxilia o motorista a localizar vagas de estacionamento nos grandes centros urbanos. O sistema, desenvolvido em parceria com a Vodafone, faz parte do KoMod, programa de teste de tecnologias de mobilidade de um consórcio industrial na Alemanha e que recebeu  aporte de €15 milhões.

Os veículos de teste são conectados a uma central de computadores que, a partir da sua localização geográfica, também dá informações em tempo real sobre o estado das vias e sinais digitais dinâmicos de trânsito.

Segundo a Ford, s estudos mostram que em grandes cidades europeias cerca de 30% do trânsito se devem a veículos à procura de espaço para estacionar, o que gera perda de tempo e dinheiro.

“Os aplicativos de navegação são ótimos para nos ajudar a chegar ao nosso destino, mas não tão eficientes na hora de estacionar, especialmente no centro das cidades”, diz Tobias Wallerius, engenheiro de Desenvolvimento do Produto da Ford Europa.

A Ford e a Vodafone demonstraram também outros recursos que estão sendo desenvolvidos dentro do programa:

  • O sistema de assistência de semáforos, que mostra no painel do carro o tempo restante para os sinais à frente mudarem para vermelho ou verde.
  • O sistema de informação de túneis, que alerta sobre o fechamento de faixas, limites de velocidade e veículos lentos à frente.
  • O Vario Display, que mostra no painel eventos como maratonas, shows ou jogos de futebol, capazes de afetar o tráfego local.
  • Os sistemas de controle de tráfego, que ajudam a melhorar o fluxo de tráfego nas estradas, adaptando os limites de velocidade.
  • A transmissão inteligente de sinais de trânsito, que exibe o limite de velocidade e alertas de perigo diretamente no painel do veículo, usando uma conexão de celular.
  • O alerta de mau tempo, que permite a um veículo comunicar automaticamente as condições meteorológicas para os outros próximos. Se os limpadores de para-brisa detectam chuva, por exemplo, o veículo avisa os motoristas próximos, que assim podem ajustar sua velocidade ou rota.

Em testes feitos anteriormente, a Ford já demonstrou a tecnologia que alerta automaticamente os motoristas sobre acidentes na pista, exibindo a localização exata dos veículos de emergência próximos e a melhor maneira de sair do seu caminho.

O objetivo das soluções testadas agora é permitir que o motorista tome as melhores decisões sobre o seu caminho. Mas a comunicação veículo-a-veículo e veículo-a-infraestrutura também poderá ter um papel importante no controle dos futuros veículos autônomos.


Foto: Divulgação/Ford

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

De novo, GM demite em São José dos Campos por telegrama

Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada

% dias atrás

Fatia de 5 marcas líderes em SUVs encolhe 11 pontos em um ano

A atual primeira colocada Volkswagen tem 15,7% dos licenciamentos. Há um ano Jeep liderava com…

% dias atrás

Mercado de caminhões engata movimento de recuperação

Vendas avançaram 45% em abril em relação há um ano

% dias atrás

Segmento de eletrificados mantém trajetória ascendente

Presidente da Fenabrave reconhe que os elétricos puros vêm se consolidando aos poucos nos grandes…

% dias atrás

O bom momento no mundo das picapes

Com 133 mil emplacamentos no quadrimestre, vendas do segmento cresceram 21,5% este ano

% dias atrás

Marcopolo tem lucro líquido 34,1% maior no primeiro trimestre

Encarroçadora de ônibus contabilizou R$ 316,9 milhões no período. Produção, entretanto, recuou 5,9%.

% dias atrás