Indústria

Sem bônus, mercado argentino de veículos volta a cair

Recuo acumulado no ano é de 49,2%. Produção cai 35% e as exportações, 16%.

A alegria das montadoras e concessionários durou pouco, bem pouco. Depois de uma tímido crescimento em julho, por conta claramente dos bonus temporários oferecidos aos compradores de veículos de produção local, as vendas de automóveis e comerciais leves novos na Argentina voltaram a encolher em agosto.

No atacado, foram negociadas apenas 38 mil unidades, 3,1 % menos do que no mês anterior e 27,2 % abaixo do registrado em agosto de 2018. O acumulado entre janeiro e agosto chegou a 264,3 mil veículos. No mesmo período do ano passado, as montadoras já haviam entregue para suas revendas 520,5 mil unidades. Ou seja, o mercado argentino recuou 49,2%em 2019.

Saíram das linhas de montagem argentinas 30,8 mil veículos em agosto, expressivo crescimento de 42,4 % sobre o resultado de julho. Nada, porém, que anime os fabricantes, que amargam recuo acima de 35% no ano, com apenas 216,3 mil automóveis e comerciais leves fabricados em oito meses.

“A produção melhorou porque as montadoras retomaram suas atividades normais em agosto, depois da parada de julho para as férias de inverno e adequações nas linhas”, esclarece Luis Fernando Peláez Gamboa, presidente da Adefa, a Associação de Fábricas de Automores.

LEIA MAIS

→ Honda encerrará produção de automóveis na Argentina

→ Marcopolo e Scania: ônibus movido a GNV para a Argentina.

A exemplo do mercado e da produção, as exportações seguem em forte baixa em 2019. Os embarques dos oito primeiros meses acumularam 146,5 mil veículos, queda de 16%. Em agosto, passaram pelos portos da Argentina ruma a outros países 18,8 mil veículos, 32,8% menos do que no mesmo mês de 2018.

O Brasil, ainda que com seu mercado em expansão, comprou menos: recebeu 96,2 mil unidades, 28,7 mil a menos na comparação anual. Mesmo assim, o País segue como o maior mercado das montadoras argentinas no exterior, respondendo por 65,7% do total negociado.

A distância para o segundo colocado é enorme. O Chile, segundo maior mercado, comprou 8,3 mil unidades, equivalentes a 5,7%, pouca coisa mais que Peru (8 mil) e Colômbia, respectivamente terceiro e quarto maiores  compradores da produção argentina.


Foto: Pixabay

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Centro de testes da BYD no Rio custará R$ 300 milhões

Complexo com pistas de testes para desenvolvimento de tecnologias e veículos começa a ser construído…

% dias atrás

Volkswagen fabrica o T-Cross número 600 mil

Modelo lançado em 2019 bateu recorde de licenciamentos no ano passado

% dias atrás

Grupo Mônaco reforça presença da VWCO no Centro-Oeste

Rede de concessionárias

% dias atrás

Marcelo Godoy é reeleito presidente da da Abeifa

Rodrigo Soares é vice-presidente e Fernando Alves, diretor financeiro

% dias atrás

Denza Z9 GT: recargas tão rápidas quanto encher o tanque.

Nova tecnologia do modelo promete recompor até 97% da capacidade energética da bateria em 9…

% dias atrás

Programa Formare: Stellantis abre inscrições em Goiana.

São 20 vagas e os interessados devem se cadastrar no site da Fundação Iochpe até…

% dias atrás