
A Clarios, multinacional proprietária da marca Heliar, produz células de íons de lítio nos Estados Unidos desde 2009 e agora decidiu trazer essa tecnologia para as baterias de moto no Brasil, em ação pioneira no mercado nacional.
“Além da fábrica própria, a empresa conta com parceiros ao redor do mundo para suprir a demanda crescente pela tecnologia”, explica o diretor de desenvolvimento de negócios da Clarios, Nilton Ceolato. “O produto lançado no Brasil será importado de um desses parceiros, que é um dos maiores produtores e exportadores da Ásia”.
LEIA MAIS
→CB 500F, uma das novidades da Honda no Salão Duas Rodas
→Salão Duas Rodas: três pistas e mais de 60 motos para testes.
Com as mesmas dimensões das outras baterias produzidas pela marca com tecnologia chumbo-ácido, a Heliar Lítio estará disponível no mercado de reposição no primeiro semestre de 2020. Segundo Ceolato, o fato do peso ser menor traz vantagens para motociclistas que buscam alta performance, já que este fator contribui para atingir velocidades mais elevadas e de forma mais rápida. “Além de também auxiliar na economia de combustível”, complementa.
A planta de produção de baterias Heliar destinadas a motos fica em Sorocaba, no interior paulista. De acordo com a Clarius, é a maior do setor na América Latina, com a fabricação de 2,8 milhões de baterias por ano.
Foto: Divulgação/Heliar
Sistema da Região Metropolitana ganha por 21 unidade de ônibus elétricos articulados e biarticulados
Tecnologia é alternativa mais barata à química íon-lítio, hoje predominante
Com Brasil na liderança e vendas totais de 569.174 unidades, expansão em 2025 sobre 2024…
Empresa vendeu 11,3 milhões de veículos em 2025, 4,6% a mais do que no ano…
Nove Detrans já eliminaram a obrigatoriedade de teste da manobra
Levantamento da Creditas Seguros mostra o BYD Song Pro em oitavo lugar nessa seleta lista