Produto

Novo Peugeot 208 será fabricado apenas na Argentina

Modelo começa a ser importado para o Brasil em 2020. PSA não confirma encerramento da primeira geração em Porto Real.

APeugeot confirmou nesta segunda-feira (2) a produção do Novo 208 na Argentina. A segunda geração do hatch, recém-lançada na Europa, sairá da fábrica de El Palomar, na Grande Buenos Aires, a partir do ano que vem e imediatamente começará a ser importada para o Brasil.

O futuro modelo argentino sucederá a primeira geração fabricada desde 2013 em Porto Real (RJ) na América do Sul. Com o surgimento de vários concorrentes, as vendas do 208 vem caindo ano após ano no mercado brasileiro, o maior da região. Nos onze meses de 2019 somaram cerca de 5 mil unidades apenas, queda próxima de 20% sobre o resultado alcançado em igual período de 2018..

Apesar desse quadro, consultada por AutoIndústria, a PSA não assumiu oficialmente o encerramento da produção da primeira geração no sul-fluminense. Em comunicado, Ana Theresa Borsari, diretor geral da Peugeot Brasil, limitou-se apenas a afirmar que “o Novo 208 inaugura uma nova etapa do plano estratégico Virada Brasil”, referindo-se ao programa que pretende elevar a penetração das marcas da PSA no mercado interno para 5% em três anos.

Peugeot e Citroën, hoje, têm participação somada de 1,8%. Só a Peugeot, apenas 0,8%, com pouco mais de 18 mil unidades vendidas de janeiro a outubro, contra 20,2 mil no mesmo período do ano passado. Ocupa a modesta 13ª colocação no ranking das marcas, posição inclusive já ameaçada pela novata Caoa Chery.

LEIA MAIS

→ Cactus ganhará versão elétrica na Europa em 2020

→ Tavares diz que não há planos para encerrar marcas da FCA-PSA

Há cerca de três anos El Palomar vem recebendo investimentos da ordem de US$ 320 milhões em modernização de processos e maquinários para fabricar novos veículos sobre a plataforma CMP. Em outubro, porém, a PSA revelou que desembolsará R$ 220 milhões para adotar variação dela também em Porto Real, unidade que deve priorizar a produção de utilitário esportivos na região.

As obras na linha de montagem do Rio de Janeiro começaram em novembro e seguirão até meados de janeiro, período em que a produção permanecerá interrompida. A PSA assegura que a chegada de uma segunda plataforma não implicará no fim da atual BVH1, sobre a qual são fabricados a primeira geração do 208, além do  Peugeot 2008 e dos Citroën C3, Aircross e Cactus.


Foto: Divulgação/Peugeot

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Ao completar 25 anos, coluna vê passado e futuro da indústria

Breve relato dos movimentos da indústria automotiva desde 1999 faz recorte da evolução dos produtos…

% dias atrás

Ram amplia oferta da Rampage com a versão Laramie Night Edition

Novidade da marca na Agrishow 2024 parte de R$ 278 mil, mas durante a feira…

% dias atrás

Volvo e TMA juntas em novo projeto de caminhão autônomo

Modelo baseado no FMX, em exposição na Agrishow 2024, chega para atender nova medida de…

% dias atrás

Volvo introduz pacote de acabamento direcionado ao agro

Linha FH passa a oferecer versão Cross Country para atender operações mistas

% dias atrás

De olho no Salão de SP, dirigentes brasileiros visitam Salão de Pequim

A GWM, que terá fábrica no Brasil, reuniu em seu estande os presidentes da AEA,…

% dias atrás

Go Electric inaugura 2º eletroposto e quer chegar a 20 este ano

Unidade de Cajamar, na Rodovia Anhanguera, funcionará com oito estações de recarga

% dias atrás